Como o acordo entre a CDL de Joinville e as empresas de ônibus para oferecer o fretamento para os funcionários dos associados durante a pandemia teve êxito, o aplicativo Ideal , que começa a funcionar nesta segunda-feira (6/7), vai tornar o serviço ainda mais eficiente. A intenção é oferecer uma plataforma digital para deslocamentos confortáveis em veículos compartilhados. O valor da passagem será o mesmo: R$ 5,00.
O pagamento será mediante voucher, como já é feito com o fretamento da CDL. A empresa está fazendo as adequações para fazer a cobrança também por boleto e cartão. As linhas disponíveis inicialmente são as quatro que atendem a entidade e está sendo feita uma adequação para melhor atender a região central. Os horários continuam sendo os mesmos. Nos finais de semana, a prestação deste serviço vai depender da demanda. Mais informações sobre o serviço estão disponíveis no site rotaideal.com.
Para utilizar o transporte, basta instalar o aplicativo no celular (estará disponível para baixar nos próximos dias), fazer o cadastro e consultar as melhores rotas para chegar ao destino. Todo processo de consulta, reserva, pagamento e acompanhamento será digital. Ao indicar os locais favoritos, o app fará uma pesquisa das melhores rotas, a partir da localização da pessoa por GPS.
A plataforma foi desenvolvida pela Imediatum Tecnologia da Mobilidade, liderada por Diogo Harger, a mesma empresa que desenvolveu o onibus.info, que fornece informações em tempo real sobre o transporte urbano de Joinville. “Com esta ferramenta, o motorista do ônibus só irá parar nos pontos onde tem demanda. É vantajoso para as empresas associadas pois os funcionários têm assento garantido no ônibus. E todo o serviço é prestado seguindo as normas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus”, afirma Diogo.
Segundo ele, o Ideal será oferecido em veículos mais confortáveis e vai se posicionar entre o que é oferecido pelos aplicativos individuais de transporte e o transporte coletivo convencional. “A intenção é oferecer a mesma expediência do transporte individual: o usuário informa seu destino, escolhe o trajeto e acompanha ao vivo o deslocamento do veículo. Também é possível conferir o tempo estimado de chegada atualizado conforme as condições de trânsito”, completa.
Com os usuários colaborando ao informar seus roteiros, é possível encurtar distâncias e tornar as viagens mais inteligentes. “Quanto mais passageiros, maior a oferta de linhas e horários disponíveis. Outra vantagem é que as reservas pelo aplicativo podem ser diárias, semanais ou até mensais.
Segundo o presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos, a grande vantagem deste serviço é que os ônibus só param onde tem passageiro. “Com menos paradas, o ônibus chega mais rápido e o funcionário estará mais cedo em casa. Além da qualidade dos ônibus e de todos irem sentados”, afirma. Outra vantagem apontada é a segurança, pois todos os passageiros são previamente cadastrados.
Em caso de dúvidas, podem procurar o setor comercial da CDL, pelo e-mail comercial@cdljoinville.com.br ou cdlcelular@cdljoinville.com.br.