O segundo dia da Expogestão 2018 terá seu foco de atenção voltado aos debates sobre economia, transformação digital, novos negócios, tecnologia e valores. A programação começa às 14 horas com a Sessão Transformação digital e novos negócios. Serão apresentadas duas palestras. A primeira, Moedas digitais – a democratização da inovação, será ministrada pelo economista Fernando Ulrich.
Considerado o maior especialista em criptomoedas do Brasil, Ulrich vislumbra nelas um potencial bem além de uma simples moeda digital. São, na verdade, uma invenção tecnológica disruptiva, capaz de formar e sustentar sistemas de pagamento globais, sem fronteiras, que funcionam em redes distribuídas e independentes dos sistemas financeiros tradicionais, com valores determinados livremente pela oferta e pela demanda.
A segunda palestra será apresentada por Oliver Cunningham, sócio na área de Estratégia & Operações em Serviços Financeiros da KPMG, que vai falar sobre Novos mapas mentais, novos modelos de negócios. O palestrante defende que as inovações digitais disruptivas causarão um impacto cuja magnitude ainda nem é possível antever. O desafio é criar novos mapas mentais que compreendam a mudança – tanto para aproveitar as oportunidades quanto para antecipar-se aos riscos para o seu negócio.
A partir das 15h50, a palestra Propósito, tensão e evolução será o destaque da programação. Há duas décadas à frente da Thymus Branding, Ricardo Guimarães segue um caminho norteado pelo propósito, marcado pela busca contínua de evolução e compassado pela tensão.
A economia volta à cena a partir das 16h40, com a palestra Como a China vê o Brasil, apresentada pelo embaixador Li Jingzhang. Principal parceira comercial do Brasil, a China é responsável por 43% do valor das exportações brasileiras de soja, 22% do minério de ferro e 15% de óleos brutos de petróleo. A palestra será em mandarim, com tradução simultânea.
A penúltima palestra do segundo dia de Expogestão será ministrada por Gijs Van Delft, presidente da PageGroup Brasil, às 17h40. O profissional do amanhã – mitos e fatos vai abordar como os líderes, executivos e gestores podem se preparar para esse novo contexto, no qual a inteligência artificial terá um papel crescente.
A programação será encerrada às 18h50, com a apresentação da palestra Contrato de liderança, por Vince Molinaro, diretor global de soluções estratégicas na Lee Hecht Harrison. Desenhar e estabelecer um novo contrato de liderança é o foco desta palestra. Fator de diferenciação crucial entre as empresas que crescem de maneira sustentável e as que ficam para trás, a liderança é uma atitude fundamental em um cenário no qual as organizações são levadas a fazer cada vez mais e melhor com menos.
Ainda nesta quarta-feira, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) lança durante a Expogestão a terceira edição do projeto Voz Única. Na reunião da federação – onde estarão presentes cerca de 100 presidentes de associações empresariais do Estado -, a Facisc vai mostrar as novidades para a edição deste ano. O Voz Única busca unificar a voz da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina.
Educação é o caminho para o futuro do trabalho
A transformação do mundo é cada vez mais rápida e conceitos que até pouco tempo eram considerados imutáveis vão sendo derrubados. Diante deste cenário, qual o futuro do trabalho? Com a palestra Soluções e oportunidades – presente do futuro, o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, conduziu a primeira palestra da Expogestão 2018. Economista, diplomata, fundador da Foresight 2020 e da Global Business Development Network, Magariños discorreu com propriedade sobre o tema.
Lembrou que há algumas décadas era comum profissionais começarem a trabalhar em uma empresa e nela permanecerem até a aposentadoria. Nos últimos anos, um profissional que fica alguns anos na mesma companhia é considerado um veterano. Percebe-se também um movimento intenso de profissionais que gerenciam suas carreiras de forma autônoma. Assim, explicou o embaixador, o futuro terá mais empreendedores do que empregados. A próxima década será de mudanças extremas nos modelos de negócios e nas relações de trabalho.
Magariños citou alguns fatos que contribuíram para essa mudança, como o fim de um mundo econômico bipolarizado com o avanço econômico dos países emergentes. O crescimento da classe média e a forma como a humanidade consome os recursos naturais também contribuíram intensamente para as mudanças nas relações do trabalho. E, por fim, um dos principais fatores foi o avanço da tecnologia em todos os setores da sociedade.
O embaixador explicou que em torno de 30% dos postos de trabalho devem ser impactados na próxima década com a extraordinária revolução tecnológica e digital. Isso nunca aconteceu de forma tão intensa.
Margariños é um dos maiores especialistas sobre o impacto do futuro do trabalho na economia, nas empresas e na sociedade. Em sua palestra, explicou que haverá uma extinção natural de postos de trabalho e o surgimento de novos empregos, que exigirão habilidades diferentes. E a sociedade precisa enfrentar essa situação adversa de forma consciente e antecipada.
Com mais de 30 prêmios internacionais e experiência na gestão de diversas companhias americanas, europeias e asiáticas, Margariños defendeu que empresas, instituições educacionais, governos e comunidade organizada precisam atuar juntos para criar um ambiente em que as pessoas possam estar preparadas e desenvolvam novas competências. É preciso investir massivamente no sistema educacional, especialmente junto às classes mais pobres.
Também argumentou que novas políticas públicas e uma legislação trabalhista mais moderna são necessárias para que a população possa se inserir no novo mercado de trabalho. Não adianta combater as máquinas e as novas tecnologias. O caminho é trabalhar com elas e criar novas competências para as pessoas, pois elas são o principal ativo das empresas e instituições.
Programação do dia 9 de maio – quarta-feira
CONGRESSO
14 horas – Sessão: Transformação Digital e Novos Negócios
Palestra 1
Tema: Moedas digitais – a democratização da inovação
Fernando Ulrich
Palestra 2
Tema: Novos mapas mentais, novos modelos de negócios
Oliver Cunningham15h50 – Ricardo Guimarães
Tema: Valores e Propósitos
Palestra: Propósito, tensão e evolução
16h40 – Embaixador Li Jingzhang
Tema: Economia e negócios
Palestra: Como a China vê o Brasil
17h40 – Gijs Van Delft
Tema: Talentos e novas tecnologias
Palestra: O profissional do amanhã – mitos e fatos
18h50 – Vince Molinaro
Tema: Liderança
Palestra: Contrato de liderança
OUTROS EVENTOS
Lançamento do Projeto Voz Única 2018
9h30 – Reunião da Facisc na Expogestão
Sessão de autógrafos com Marcos Piangers
16 horas – Estande do Grupo Estrutura
SERVIÇO:
O quê: Expogestão 2018
Quando: 8 a 10 de maio
Onde: Centro de Convenções Expoville, rua 15 de Novembro, 4.315, bairro Glória, em Joinville (SC)
Fonte: Assessoria de imprensa EDM Logos