O Dia do Consumidor, neste 15 de março, é atualmente a segunda data mais esperada do ano para se fazer compras, perdendo apenas para a Black Friday. Com o sucesso de vendas do ano passado, o Cuponation, integrante da alemã Global Savings Group, realizou um estudo sobre o comportamento do consumidor para esta data em 2019.
Originalmente, no calendário civil, o episódio ocorreria no dia 15 de março, mas como estratégia de marketing os varejistas buscaram estender o acontecimento para toda a semana. A possibilidade de lucro praticamente dobrou de 2017 para 2018 devido a um aumento de 92% das buscas pela data, segundo uma pesquisa recente do Google. Atualmente, os e-commerces atingem 13% a mais de visitas no Dia do Consumidor e 11% a mais durante a semana, de acordo com a SimilarWeb, companhia de tecnologias de informação.
Oportunidade
“Esperamos um aumento relevante nas vendas do comércio eletrônico durante a Semana do Consumidor, conforme pudemos observar em 2018. A cada ano essa data fica mais conhecida entre os consumidores e eles passam a procurar cada vez mais por boas oportunidades de compra. Nossas lojas parceiras se prepararam para a data, com ofertas e cupons agressivos, para que possamos publicar em nossas plataformas de cupons e atingir o aumento esperado nas vendas”, afirma Maria Fernanda Antunes Junqueira, co-fundadora e CEO da Global Savings Group e Cuponation no Brasil.
Lojas físicas ainda
têm a preferência
A pesquisa realizada pelo Google ainda mostra que neste ano o canal principal de vendas tende a ser as lojas físicas, com 39%. Mas as buscas por produtos na internet também ficam em evidência, numa média de 29%. As pessoas que pretendem comprar tanto on-line quanto offline representam 32% dos entrevistados.
Confira os demais dados no infográfico interativo abaixo:
Compras acima de R$ 500
Pouco mais da metade das pessoas entrevistadas espera comprar acima de R$ 500 nos primeiros seis meses do ano, e 58% delas pretendiam aguardar a Semana do Consumidor. Desses, 35% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 2.000 e 17% desejam gastar mais de R$ 2.000.
Com relação às categorias, no ano passado Alimentos e Bebidas e Moda e Beleza lideraram o ranking de maiores buscas. A pesquisa deste ano mostra indícios de que Videogames e Computadores, Smartphones e TV’s são categorias de maior destaque no Dia do Consumidor.
Sobre os dispositivos utilizados, um levantamento recente feito pela Criteo, plataforma de anúncios para a internet aberta, mostra que o uso de celulares, ipads e notebooks para compras online está crescendo rapidamente nos últimos anos e tende a se intensificar cada vez mais.
No ano passado, as vendas via dispositivos móveis avançaram 13% durante o evento, com os usuários ansiosos para encontrar boas ofertas. Esse ano, a expectativa é de que as compras via mobile ultrapassem os dados da última edição.
Saiba mais:
https://www.cuponation.com.br/insights/dia-do-consumidor-2019
(Fonte: Giovanna Rebelatto – giovanna.rebelatto@cuponation.com.br)