A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, emitiu um alerta epidemiológico por conta do aumento nos casos de COVID-19 no município.
De acordo com o monitoramento realizado, ocorreu um aumento do número de notificações de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, assim como no número de casos de COVID-19.
Esta elevação das últimas semanas, considerando 13 de setembro a 14 de novembro, está semelhante ao que ocorreu no período de junho e julho, quando houve a maior ocupação hospitalar, o que sugere a proximidade de uma “nova onda” de casos. Portanto, considera-se a possibilidade de se repetir a situação semelhante a julho e agosto, quando se concentrou o maior número de internações e óbitos.
Para conter a transmissão, a Secretaria da Saúde reforça a importância de serem intensificados, novamente, os cuidados de higiene e isolamento. O pedido é que a população mantenha o uso de máscaras e os cuidados da higiene de mãos.
É importante continuar o distanciamento social de 1,5 metros, evitando aglomerações. Também afastar casos sintomáticos e de familiares por 10 dias a partir do início dos sintomas, nos casos de Síndrome Gripal.
“Essas medidas são fundamentais, nesse momento, para evitar um possível colapso do sistema de saúde, aumento no número de sequelas e óbitos relacionado ao COVID-19, além de medidas mais restritivas para controle da transmissão do coronavírus”, explica Chana Gresiele Beninca, gerente da Vigilância em Saúde.
As pessoas podem buscar informações sobre o atendimento preventivo à Covid-19 por meio do Ligue-Web Saúde, no telefone/Whatsapp (47)3481-5165.