Moradores de Joinville e região têm 15 locais disponíveis para descartar resíduos eletroeletrônicos. A iniciativa da Câmara Setorial de Materiais de Construção da CDL de Joinville leva o nome de Recicl@ e completa três anos em 2019, com a parceria da Rede Concasa, da Weee.do – Logística Reversa de Eletroeletrônicos, que faz a separação dos materiais deixados nos ecopontos, e do Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI-SC), que remonta computadores, oferece cursos e outras atividades. Também há o acompanhamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Joinville.
Somente em 2018 foram coletadas cerca de oito toneladas de resíduos, que geraram 192 computadores completos doados para instituições cadastradas no projeto em nível estadual. O material recolhido semanalmente vai para a Wee.do, em Florianópolis, que seleciona o que pode ser recuperado e entrega para a CDISC e outras empresas especializadas em reciclagem. O que não tem mais utilidade é descartado corretamente.
Para exemplificar o nível de responsabilidade ambiental dos envolvidos no projeto, as placas-mães de computadores são enviadas para a Holanda. Isso porque o Brasil ainda não tem empresas que fazem o descarte 100% correto desse resíduo, explica o empresário William Escher, da Câmara Setorial de Materiais de Construção.
O diretor executivo da Weee.do, engenheiro sanitarista e ambiental Mark Jacobowitz Rae, destaca a importância de iniciativas como esta para o meio ambiente e a saúde da população. Segundo ele, os resíduos eletroeletrônicos são considerados potencialmente perigosos, devido à possível presença de materiais tóxicos como mercúrio, chumbo e outras substâncias químicas.
O que pode e o que não pode
Os ecopontos localizados nas lojas de materiais de construção participantes recebem qualquer aparelho eletroeletrônico, como micro-ondas, computadores, televisores, monitores, teclados, mouses, impressoras, estabilizadores, cabos, no-breaks, acessórios e componentes que o proprietário não utiliza mais. Mas não aceitam televisores com vidro quebrado ou abertos, pilhas ou tonners de impressoras avulsos.
Para eletrodomésticos (como geladeira e máquina de lavar roupas) e móveis, o procedimento é outro. O morador deve fazer contato com a Ambiental, pelo telefone (47) 3436.8090, de segunda a sexta-feira, e solicitar o recolhimento.
O QUE PODE SER DESCARTADO
NOS ECOPONTOS:

-CPU e servidor
– Componentes (fonte, placa eletrônica, memória, processador, HD, drive de CD e DVD, cooler)
– Periféricos (mouse, teclado, estabilizador, no-break, impressora, fax, scanner, copiadora, multifuncional, modem, roteador, decodificador, fonte)
– Notebook e fonte
– Celular, central telefônica, walkie-talkie, aparelho telefônico, rádio comunicador
– Aparelhos de CD / DVD / Bluray, som
– Monitor/Televisor CRT, LCD, LED, Plasma etc.
– Equipamentos diversos com placas de circuito impresso
– Cabos e fios em geral
– Peças de manutenção industrial (transformadores, painéis de controle, disjuntores e outros)
– Eletrodomésticos diversos (liquidificador, forno microondas, aspirador de pó, forno elétrico, ventilador, ferro elétrico, ou seja, qualquer um que não seja de linha branca)
O QUE NÃO PODE SER
DESCARTADO NOS ECOPONTOS:
– Pilhas e baterias de celular (avulsas)
– Tonners e cartuchos de impressora (avulsos)
– Eletrodomésticos contendo gases perigosos (geladeiras, aparelhos de ar condicionado, etc.)
– Lâmpadas de qualquer natureza
– Eletrodomésticos de linha branca
– CD, DVD, Fita VHF, disquete
ONDE DESCARTAR:
Borges
- Rua Atanázio de Oliveira, 183, Centro de Balneário Barra do Sul
Casa Feliz
- Av. Firmino da Silva, 136, Parque Guarani
Casa Mil
- Rua Paranaguamirim, 268, Paranaguamirim
Constrói
- Rua Nara Leão, 20, Adhemar Garcia
Ilumina
- Rua Olavo Bilac, 680, Pirabeiraba
Gil
- Av. Júpiter, 1.618, Jardim Paraíso
Hiperlar
- Rua Jilliard Higor de Mira, 57, Itinga
Jolu Materiais de Construção
- Rua das Cegonhas, 1.078, Jardim Iririú
Messias
- Rua Otto Pfuetznreuter, 59, Costa e Silva
- Rua Baltazar Buschle, 705, Comasa
PJ
- Rua Boehmerwald, 2.152, Parque Guarani
- Estrada Geral da Barra do Itapocu, 7.527 / Araquari
SAIBA MAIS SOBRE AS ENTIDADES ENVOLVIDAS NO PROJETO:
Câmara Setorial de Materiais de Construção
Criada em 2015, a Câmara Setorial de Materiais de Construção da CDL de Joinville é formada por um grupo de empresários do setor, que se reúnem periodicamente para discutir assuntos relacionados à categoria, para trocar experiências e buscar soluções em conjunto. O coordenador atual é William Escher, do Messias Materiais de Construção. Mais informações: www.cdljoinville.com.br
Rede Concasa
A Rede Concasa foi formada em 2009 por empresas do ramo do varejo de materiais para construção com o objetivo de trabalhar em equipe. Cada loja associada é identificada com a marca da rede, com a fachada sendo personalizada na cor laranja. As principais preocupações da Concasa são o desenvolvimento empresarial dos integrantes, a qualificação dos colaboradores e a manutenção da qualidade dos produtos. Mais informações: www.redeconcasa.com.br
Weee.do
A Weee.do promove a logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos e assegura sua destinação ambientalmente adequada, gerando valor para clientes e sociedade por meio de um modelo de negócio sustentável, responsável e de qualidade. Waste from Electrical and Electronic Equipment (Weee) refere-se ao universo dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. “Do” é a responsabilidade compartilhada, que exige pró-atividade de todos. Mais informações:https://weee.do/site/
CPDI-SC
O Comitê Para Democratização da Informática de Santa Catarina (CPDI-SC) tem a missão de transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda por meio da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo. Mais informações: https://www.cdisc.org.br/
(Por Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL de Joinville. Fotos: Divulgação)