A CDL Blumenau foi alertada por uma consumidora sobre um golpe que promete tirar o nome da pessoa do cadastro de inadimplentes, o famoso limpar o nome, pagando apenas uma pequena taxa. Mas a CDL alerta que se trata de um golpe. O anúncio foi feito em um grupo de venda de produtos e serviços de Blumenau, em uma rede social.
De acordo com a postagem feita por uma usuária, basta entrar em contato com o número indicado e fazer o pagamento de uma pequena taxa. A promessa é de que após 48 horas o nome do devedor sai de qualquer cadastro de inadimplentes, sugerindo que poderá voltar a realizar compras no crediário. De acordo com a usuária, ela mesma teria utilizado o serviço.
Entretanto, a CDL Blumenau reforça que isso não passa de um golpe. O diretor de SPC da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior, explica que a única maneira de retirar o nome do SPC é negociando diretamente com a empresa para a qual deve ou por meio de alguma central de cobrança autorizada. “Com relação aos consumidores, o papel do SPC, serviço oferecido pela CDL, é realizar a consulta para o interessado para que o mesmo saiba em quais locais possui dívidas. Não existe a possibilidade de alguém retirar o nome do devedor do sistema sem que o mesmo tenha efetuado o pagamento da dívida ou pelo menos renegociado o valor”, afirma.
Bittelbrunn destaca que, para facilitar a negociação entre consumidor e empresa, uma vez por ano a CDL Blumenau realiza o Feirão Limpe Seu Nome. “Nesse período, algumas empresas enviam representantes até a CDL para fazer o contato com o consumidor. Além disso, outras empresas autorizam a CDL a fazer a negociação, mas tudo é registrado por meio de contratos”, explica.
Na imagem divulgada na rede social, aparece um banner com o logo-padrão da CDL, uma maneira de induzir as pessoas ao erro. A CDL Blumenau já realizou os procedimentos de denúncia de postagem na rede social.
Fonte: CDL de Blumenau