A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville recebeu, na quarta-feira, professores da Universidade Virginia Tech, para que eles pudessem apresentar o trabalho que vêm desenvolvendo na cidade desde 2004, por meio do programa “Caráter Conta”. O presidente da CDL, José Manoel Ramos, destacou que o projeto, que está em sua 9ª edição, sempre teve apoio da entidade por ser um programa sério e que dá resultados.
O ex-presidente da CDL e atual presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais (IEPS), Gilson Bohn, destacou que o programa capacita professores das escolas de públicas da cidade e chega a atingir 120 mil alunos. Ele agradeceu o apoio dado pela CDL e pelo Sindilojas ao longo dos anos, que vem ajudado na formação de caráter de crianças e adolescentes.
Sônia Paul, consultora educacional, explica que o programa é desenvolvido baseado em pilares como sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania. “Ao longo dos anos é possível perceber mudanças culturais, contribuindo para uma sociedade melhor”, destaca.
Glenda Snyder, professora da Universidade da Virginia Tech, destacou que o projeto desenvolvido em Joinville é reconhecido nacionalmente. “Desenvolvemos este trabalho no Brasil pois queremos um futuro melhor para nossos filhos e netos”, completou. Susanna Bender, coordenadora do Programa “Caráter Conta”, informou que o trabalho desenvolvido com as capacitações ajuda a despertar a consciência da importância de valores durante a época escolar e também para a vida.
Além de Glenda, os professores Jocelyn Peaeson e Brian Hairston participaram do encontro, e também os diretores da CDL Joinville Paulo Hermes, Eduardo Sampaio e Marli Avancini, representantes da rede pública de ensino e a conselheira estadual de educação, Simone Schramm.