A partir desta quarta-feira (29/7), com o início da vigência do Decreto Municipal 38.867, que estabelece novas medidas restritivas para conter a propagação da Covid-19, a Patrulha do Coronavírus de Joinville, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, amplia os critérios de fiscalização.
Entre as novas medidas previstas no documento, estão o ingresso limitado de uma pessoa por família em estabelecimentos do comércio varejista e atacadista, e a limitação da ocupação a 30% da sua capacidade de academias, igrejas, templos, locais destinados à realização de cultos e de serviços com atendimento presencial ao público.
De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária de Joinville, Edilaine Pasquali, as equipes de fiscalização intensificarão a fiscalização noturna e de finais de semana, passando a verificar as novas medidas que, inicialmente, serão válidas por 7 (sete) dias.
Uma das orientações que será passada aos estabelecimentos, é que o controle de acesso já inicie nos estacionamentos, com a restrição do número de vagas disponíveis para os clientes.
“As novas medidas visam reduzir os casos de contaminação da doença. Pedimos a colaboração de todos para podermos manter as novas restrições por apenas sete dias, não sendo necessário aumentar esse período”, alerta Edilaine.
Outra novidade prevista no Decreto 38.867 refere-se às penalidades que poderão ser aplicadas às infrações. A partir de agora, as multas poderão ser aplicadas pelos fiscais já na primeira vistoria, de acordo com a gravidade da infração, com valores a partir de R$ 3,3 mil.
Desde o início da pandemia, a Patrulha do Coronavírus, formada por fiscais da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), já realizou cerca de 7,8 mil vistorias no município.
Entre as infrações mais recorrentes registradas pelos fiscais, estão a falta do distanciamento social e o fato de entrarem no local e não respeitar a distância de 1,5 metro.
Orientações e denúncias
Os estabelecimentos que tiverem dúvidas sobre as normativas estabelecidas pelos decretos e portarias em vigor, podem solicitar informações pelo Web-Saúde, disponibilizado pela Secretaria de Saúde, pelo whatsapp, no número 47 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h