Placas da campanha “Não dê Esmolas! Ajude de Verdade” começam a ser instaladas em semáforos de Joinville

Placas da campanha “Não dê Esmolas! Ajude de Verdade” começam a ser instaladas em semáforos de Joinville

class=wp-image-2891
Destrans colocou a primeira placa da campanha na esquina da rua Anita Garibaldi com a avenida Getúlio Vargas

Não dê Esmolas! Ajude de Verdade. Este é o mote da campanha que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville e a Secretaria de Assistência Social (SAS) começaram a colocar nas ruas da região central da cidade nesta semana.

A primeira placa de orientação à comunidade em relação aos pedintes foi colocada na tarde desta terça-feira (3/9) no semáforo da esquina da rua Anita Garibaldi com a avenida Getúlio Vargas pelo Departamento de Trânsito (Detrans). O trabalho deve ser concluído em duas semanas, com a instalação de 45 placas nos bairros da região central (Anita Garibaldi, Bucarein e América).

As placas chamam a atenção da comunidade para “ajudar de verdade” informando aos pedintes o número 3433-3341, do Centro Pop, para onde estes também devem ser encaminhados. O Centro Pop funciona na rua Paraíba, 923, no bairro Atiradores (perto da rodoviária), sendo um dos destaques da rede de assistência social de Joinville.

Atendimento de forma articulada

Neste espaço, a equipe atua de forma articulada com outras secretarias. O local está organizado especificamente para atender aos moradores em situação de rua. Eles têm acesso a banheiros com chuveiros, lavanderia, salas multiuso (para atendimentos e atividades coletivas, como oficinas), cozinha, armários com chaves para guardar os pertences, refeitório e espaço de recepção/abordagem.

Essas pessoas podem, conforme a gravidade, ter acesso a lanche e roupas e são encaminhadas para confecção de documentos e para o Centro Público de Atendimento ao Trabalhador. Caso tenham interesse, elas têm, ainda, a possibilidade de prosseguir os estudos, com encaminhamento para a Secretaria de Educação.

O Centro Pop busca também restabelecer o vínculo familiar, e tem um canil para que os animais fiquem acomodados enquanto seus tutores estão sendo atendidos. A equipe do serviço de referência é composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores, zelador e cozinheira.

NÚMEROS CRESCENTES

O presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos, explica que a ideia da campanha surgiu após ficar sabendo pela imprensa que o número de moradores em situação de rua está aumentando no município, já passando de 800.

“Buscamos mais informações sobre o assunto, falamos com a Secretaria de Assistência Social e a Polícia Militar. Chegamos à conclusão que as esmolas incentivam essas pessoas a continuar nas ruas. A grande maioria tem família, tem residência fixa, mas por algum motivo não quer cumprir as regras da sociedade e passa a pedir esmolas”, afirma José Ramos.

O empresário soube que muitos chegam a ganhar até R$ 150,00 nos semáforos. “A esmola faz com que essas pessoas continuem morando embaixo de marquises, em barracas, em casas abandonadas. Diante da situação, a CDL, com a Secretaria de Assistência Social, resolveu fazer a campanha ‘Não dê Esmolas! Ajude de Verdade’.  O ajudar de verdade é encaminhar os pedintes para uma triagem na prefeitura, que fará o encaminhamento necessário, de acordo com as necessidades”, destaca o presidente da CDL. “Assim, essas pessoas terão de procurar outro destino, como voltar para a casa dos familiares”, acrescenta.

Para o secretário de Assistência Social, Vagner Ferreira de Oliveira, a principal orientação desta campanha é levar o joinvilense à conscientização de que pode ajudar de verdade a população de rua. E não é dando esmolas.

“A partir do momento que a comunidade abre a janela do carro no semáforo e dá dinheiro ao pedinte, ela está ajudando a fomentar a permanência dessas pessoas nesta situação. Se a população quer ajudar de verdade, deve direcionar o pedinte ao nosso equipamento de abordagem social, o Centro Pop, que fará esse serviço”, afirma Vagner de Oliveira.  

Para quem informar sobre moradores em situação de rua em Joinville:

3433-3341 – Centro Pop (das 7 às 19 horas).

156 – Ouvidoria da Prefeitura (para casos envolvendo pedintes, moradores de rua e reclamações em geral). De segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, exceto feriados e pontos facultativos.

47 9 88034928 – Plantão do Conselho Tutelar. Sempre que envolver crianças e adolescentes.

https://ouvidoria-form.joinville.sc.gov.br/ – Para registrarreclamações em qualquer horário.

(Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL Joinville. Fotos: Rogerio da Silva / Secom Joinville)

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp