
Os pequenos negócios geraram 95% dos empregos em todo o País no mês de julho deste ano. Conforme levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo positivo de postos de trabalho foi de cerca de 41.500 vagas com carteira assinada.
Reunindo os números das médias e grandes corporações e os da administração pública, foram criados 43.800 empregos formais celetistas no Brasil. Santa Catarina liderou a geração de empregos entre os Estados do Sul, com 2.420 novas. Esse número colocou Santa Catarina na quarta posição no ranking, atrás dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
Força do setor
Os dados são comemorados pelo presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos, que acredita em uma recuperação gradual da economia brasileira. Segundo ele, novamente as micro e pequenas empresas têm uma participação primordial nesse contexto.
Também para o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, os números são mais uma prova da força dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico do País.
As micro e pequenas empresas são fundamentais nesse processo de retomada da economia, já que são a maioria na geração de emprego e renda. Por isso, trabalhamos cada vez mais para promover a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade dessas empresas, afirma Carlos Henrique.
No acumulado dos sete primeiros meses de 2019, as micro e pequenas abriram 437.600 vagas, 2,4% acima do registrado pelo setor no mesmo período do ano passado.
(Com informações do jornalista Luan Vosnhak / Asessoria de Imprensa Sebrae-SC / Regional Norte. Foto: Divulgação)