Desde o início da pandemia, os fiscais da Vigilância Sanitária de Joinville realizaram mais de 10,3 mil ações de orientação e fiscalização. Além do atendimento de denúncias, o órgão também atua por livre demanda. No mês de janeiro, foram 79 blitze.
A população pode entrar em contato pelo Web Saúde via WhatsApp pelo (47) 3481- 5165, ou por meio da Ouvidoria, no site da Prefeitura.
As fiscalizações da Patrulha do Coronavírus iniciaram em março do ano passado e, desde então, foram emitidas 1.600 intimações, abertos 37 processos administrativos sanitários e aplicadas 200 multas às pessoas que estavam com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19 e não cumpriram o isolamento domiciliar.
“O principal objetivo é realizar a orientação sobre as medidas sanitárias que devem ser seguidas para proteger a população. Entretanto, há casos em que a legislação impõe penalidades imediatas e medidas cautelares, considerando o risco oferecido pela atividade exercida”, explica a gerente da Vigilância Sanitária, Isis Almeida.
Além dos fiscais da Vigilância Sanitária, a Patrulha do Coronavírus conta com apoio das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal de Joinville.
Vigilância Sanitária atua em outras frentes
Paralelo ao trabalho voltado à prevenção da Covid-19, a Vigilância Sanitária de Joinville também é responsável pela fiscalização de Alvarás, vistoria sanitária em estabelecimentos, liberação de Habite-se, verificação de requerimentos de registro de produtos de origem animal, análise para a aquisição de medicamentos e substâncias especiais por profissionais habilitados.
O órgão municipal executa, ainda, programas estaduais e federais de monitoramento da qualidade higiênico-sanitária da água, de alimentos, medicamentos, substâncias especiais e produtos para a saúde humana, por meio de coletas e envio para análise laboratorial.
Fonte: Prefeitura de Joinville