A CDL Joinville e o Sindilojas, que lutaram para o retorno do transporte coletivo e a reabertura do comércio, pedem que a população siga as normas necessárias para o combate e prevenção ao novo coronavírus. Uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento das pessoas devem ser respeitados. Ficou limitada a 60% a ocupação máxima por ônibus.
Além disso, os veículos deverão circular com as janelas abertas, motoristas e demais funcionários deverão utilizar álcool gel a cada viagem e não haverá venda de passagens embarcadas.
A Secretaria de Saúde de Joinville espera pelo “bom senso” e “colaboração” da população na utilização do transporte coletivo. A retomada é uma decisão da prefeitura após o governo do Estado ter retirado a proibição do transporte coletivo no Estado, em medida válida a partir de segunda-feira (8/6).
Se o cidadão desrespeitar o que está sendo solicitado, a Polícia Militar será acionada. A Guarda Municipal também prestará apoio. “Precisamos que a população colabore e respeite o que está sendo exigido, que é para a segurança de todos. Se isso não ocorrer, o serviço poderá parar novamente. Fazemos um apelo que usem somente para o necessário: questões de trabalho ou saúde”, enfatiza a gerente da Vigilância Sanitária, Edilaine Pacheco. Quem puder, deve evitar utilizar o transporte coletivo nos horários de pico.
Confira as ações tomadas pelas empresas de transporte coletivo e como ajudar na prevenção:
- Terminais e ônibus contarão com cartazes explicando como fazer a higienização das mãos, a utilização do álcool em gel e das máscaras, e informando o distanciamento que deve ser mantido entre as pessoas
- Somente poderão usar o transporte coletivo as pessoas que estiverem utilizando máscara
- Não haverá venda de passagem embarcada. Os passageiros deverão adquirir os cartões antecipados nos terminais, estações de cidadania e demais locais que comercializam ou utilizar o Cartão Ideal (vale-transporte)
- Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não poderão usar o transporte coletivo, enquanto durar a pandemia. A gratuidade a partir dos 65 anos está suspensa
- Faixas de distanciamento entre as pessoas marcadas nos terminais
- Os ônibus irão operar com janelas abertas e transportarão até 60% da capacidade total de cada veículo (vagas em poltronas e em pé)
- Quando o limite for alcançado, letreiros dos ônibus vão informar. Se o veículo estiver no terminal, ônibus extras entram em operação.
- Motoristas e demais profissionais que atendem ao público irão utilizar máscaras
- Haverá álcool em gel disponível nos ônibus e nos terminais
- Os veículos e os ambientes de prestação de serviço serão desinfetados diariamente com produtos próprios para esta finalidade, incluindo desinfecção de maçanetas, balaústres, catracas, poltronas e corrimãos
- Banheiros contarão com sabonete líquido e toalha de papel
- Linhas diretas, da madrugada e universitárias estão suspensas. O transporte eficiente, utilizado por pessoas com deficiência, será retomado