O presidente do Observatório Social do Brasil/Joinville, Alexsandro Schu, o tesoureiro Mauro Costa Faria e a coordenadora Terezinha Exterkoetter estiveram na CDL na semana passada, sendo recebidos pelo diretor-superintendente da entidade, Jorge Domingues. Eles falaram sobre o trabalho do Observatório no município, apresentaram e pediram apoio na divulgação da campanha pela aprovação do maior pacote de medidas contra a corrupção do mundo.
Elaborado a partir das melhores soluções desenvolvidas e implementadas no país e no exterior, o documento foi construído de forma democrática e coletiva, com a consulta a 373 instituições brasileiras. Foi redigido e revisado por centenas de especialistas de diferentes formações, visões e ideologias. Na etapa final, passou ainda por consulta pública online.
Segundo Alexsandro Schu, o pacote resultante deste processo abrange os setores público e privado e está formado por 70 projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções que pretendem oferecer uma resposta sistêmica à corrupção no Brasil.
Para divulgar a campanha e estimular a adesão popular, foi criada a plataforma online inwww.unidoscontraacorrupcao.org.br. Em agosto, a plataforma publicará os perfis de todos os candidatos ao Congresso Nacional e destacará os que atendem a três critérios: passado limpo, compromisso com a democracia e apoio às novas medidas contra a corrupção.
Saiba mais: www.unidoscontraacorrupcao.org.br
(Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL de Joinville)