Motoristas começam a ser orientados sobre o novo modelo de estacionamento rotativo

Motoristas começam a ser orientados sobre o novo modelo de estacionamento rotativo

class=wp-image-2292
Orientação a motoristas vai até o dia 25 de abril. No dia 26, o estacionamento rotativo entra efetivamente em operação

Começou nesta segunda-feira, 15 de abril, a fase de orientação dos motoristas sobre o novo sistema de estacionamento rotativo público, que é gratuito. Segundo o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), no dia 26 de abril o sistema rotativo entra efetivamente em operação.


Na semana passada houve o treinamento dos 60 agentes de trânsito e dos 37 agentes da Guarda Municipal que irão atuar na fiscalização do serviço. Eles receberam informações sobre o sistema de controle das vagas e como punir os veículos infratores. As principais regras são o tempo máximo de uso da vaga e respeito às categorias para carros, caminhões, idosos, pessoas com deficiência, motos e para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).

class=wp-image-2289
Agentes de trânsito e da Guarda Municipal receberam treinamento na semana passada

Cada agente está trabalhando com um tablet, onde registram a chegada e a saída dos veículos nas ruas sob sua fiscalização. Além deste programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), o estacionamento rotativo conta com um talonário eletrônico do Sistema Radar, fornecido pelo Serpro, do Governo Federal, que faz a gestão de infrações de trânsito, desde o registro pelo agente até a impressão e postagem das notificações para pagamento das multas.

“Essa experiência de Joinville em implantar um estacionamento rotativo gratuito é uma ponta de lança para todo o Brasil”, afirma o secretário de Proteção Civil, Braulio Barbosa. “Sabemos que vamos encontrar contratempos, mas vamos superar e dotar a cidade de um bom sistema de gestão viária”, destaca.

Durante a capacitação os agentes receberam informações detalhadas sobre como operar o software de controle, desde o registro da parada de um veículo, número da placa e da vaga, monitoramento do tempo e emissão da multa nos casos de quebra de regra.

Autuações

Nesta primeira etapa serão implantadas 905 vagas. A novidade é o fato de ser gratuito, mas com tempo de utilização do espaço limitado a até duas horas. O período de uso será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Os motoristas que infringirem as normas serão autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, por estacionamento irregular (R$ 195,23) e cinco pontos na carteira. Os veículos também poderão ser guinchados do local. A mesma vaga só poderá ser utilizada uma única vez no dia pelo veículo.

class=wp-image-2287

As 905 vagas estão demarcadas em 17 ruas da área central. Os locais estão sinalizados com placas com indicativo do tipo de veículo e tempo máximo permitido. Esse tempo máximo na mesma vaga varia de uma a duas horas, de acordo com a área estabelecida. Após esse tempo o condutor é obrigado a retirar o veículo da vaga.

As 905 vagas da primeira fase foram distribuídas da seguinte forma: 758 para carros (2 horas), 30 para caminhões (1 hora), 33 para idosos (2 horas), 22 para pessoas com deficiência (2 horas), 35 para motos (2 horas) e 27 para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).

O sistema foi implantado nas ruas dos Ginásticos, Mario Lobo, Luiz Niemeyer, Princesa Izabel, Dona Francisca, 15 de Novembro, do Príncipe, travessa Bachmann, 9 de Março, Jacob Richlin, Três de Maio, Rio Branco, Sete de Setembro, Padre Carlos, Marinho Lobo, Abdon Batista e Frederico Stoll.

Após a implantação de galerias do Projeto Rio Mathias na área central o estacionamento também passará a valer nas ruas São Francisco, São Joaquim, Engenheiro Niemeyer e Jerônimo Coelho.

Leia também:

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp