
Começou nesta segunda-feira, 15 de abril, a fase de orientação dos motoristas sobre o novo sistema de estacionamento rotativo público, que é gratuito. Segundo o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), no dia 26 de abril o sistema rotativo entra efetivamente em operação.
Na semana passada houve o treinamento dos 60 agentes de trânsito e dos 37 agentes da Guarda Municipal que irão atuar na fiscalização do serviço. Eles receberam informações sobre o sistema de controle das vagas e como punir os veículos infratores. As principais regras são o tempo máximo de uso da vaga e respeito às categorias para carros, caminhões, idosos, pessoas com deficiência, motos e para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).

Cada agente está trabalhando com um tablet, onde registram a chegada e a saída dos veículos nas ruas sob sua fiscalização. Além deste programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), o estacionamento rotativo conta com um talonário eletrônico do Sistema Radar, fornecido pelo Serpro, do Governo Federal, que faz a gestão de infrações de trânsito, desde o registro pelo agente até a impressão e postagem das notificações para pagamento das multas.
“Essa experiência de Joinville em implantar um estacionamento rotativo gratuito é uma ponta de lança para todo o Brasil”, afirma o secretário de Proteção Civil, Braulio Barbosa. “Sabemos que vamos encontrar contratempos, mas vamos superar e dotar a cidade de um bom sistema de gestão viária”, destaca.
Durante a capacitação os agentes receberam informações detalhadas sobre como operar o software de controle, desde o registro da parada de um veículo, número da placa e da vaga, monitoramento do tempo e emissão da multa nos casos de quebra de regra.
Autuações
Nesta primeira etapa serão implantadas 905 vagas. A novidade é o fato de ser gratuito, mas com tempo de utilização do espaço limitado a até duas horas. O período de uso será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 13 horas.
Os motoristas que infringirem as normas serão autuados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, por estacionamento irregular (R$ 195,23) e cinco pontos na carteira. Os veículos também poderão ser guinchados do local. A mesma vaga só poderá ser utilizada uma única vez no dia pelo veículo.

As 905 vagas estão demarcadas em 17 ruas da área central. Os locais estão sinalizados com placas com indicativo do tipo de veículo e tempo máximo permitido. Esse tempo máximo na mesma vaga varia de uma a duas horas, de acordo com a área estabelecida. Após esse tempo o condutor é obrigado a retirar o veículo da vaga.
As 905 vagas da primeira fase foram distribuídas da seguinte forma: 758 para carros (2 horas), 30 para caminhões (1 hora), 33 para idosos (2 horas), 22 para pessoas com deficiência (2 horas), 35 para motos (2 horas) e 27 para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).
O sistema foi implantado nas ruas dos Ginásticos, Mario Lobo, Luiz Niemeyer, Princesa Izabel, Dona Francisca, 15 de Novembro, do Príncipe, travessa Bachmann, 9 de Março, Jacob Richlin, Três de Maio, Rio Branco, Sete de Setembro, Padre Carlos, Marinho Lobo, Abdon Batista e Frederico Stoll.
Após a implantação de galerias do Projeto Rio Mathias na área central o estacionamento também passará a valer nas ruas São Francisco, São Joaquim, Engenheiro Niemeyer e Jerônimo Coelho.
Leia também: