Joinville volta para o nível gravíssimo e Prefeitura publica novo decreto de enfrentamento à Covid-19

Joinville volta para o nível gravíssimo e Prefeitura publica novo decreto de enfrentamento à Covid-19

A última atualização da Matriz de Risco apontou que Joinville voltou para nível gravíssimo no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Por este motivo, o Decreto nº 42.650, publicado pela Prefeitura de Joinville nesta segunda-feira (24), com validade de sete dias, atualiza a permissão de funcionamento de serviços e comércios de acordo com as regras já estabelecidas para este nível.

As principais mudanças estão no transporte coletivo, que volta a operar com 50% da capacidade total, incluindo passageiros sentados e em pé; em igrejas e templos religiosos, que devem respeitar 30% da ocupação total; e os eventos sociais, que precisam ter no máximo 60 pessoas, além de considerar o cálculo para garantir que o ambiente comporta esta capacidade de público.

Shoppings, centros comerciais, galerias e comércio de rua em geral podem funcionar das 5h às 23h. Nos estabelecimentos de cosméticos fica proibido o mostruário disposto ao cliente para prova de produtos e deve-se usar provadores alternados (provador sim, provador não) e não permitir a entrada de acompanhantes no provador.

Bares, restaurantes e outros serviços de alimentação podem funcionar das 5h às 23h, limitando a entrada de clientes até as 22h. Consumo de bebidas e alimentos não pode ser em pé e não pode haver dança,. É permitido música ao vivo com até 2 músicos se apresentando simultaneamente.

Em supermercados, o limite de acesso é de até 2 pessoas por família e a ocupação simultânea é de até 50% da capacidade do estabelecimento.

Para promover congressos, palestras, seminários e reuniões de qualquer natureza é preciso realizar o cálculo da capacidade conforme Portaria Estadual 454/2021, aferição de temperatura corporal na entrada do local do evento, manter um distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras, além de fazer o controle de acesso, com identificação de cada participante enquanto durar a situação de emergência.

O Decreto Municipal está alinhado com as normas estaduais, portanto as demais atividades também devem ficar atentas às portarias emitidas pelo Governo do Estado que regulamentam o funcionamento dos setores.

É importante que as pessoas respeitem a legislação vigente a fim de evitar uma aceleração na transmissão da doença. As medidas sanitárias de utilização de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel permanecem em vigor. Além disso, continua valendo a restrição de circulação entre 0h e 5h, sendo liberado o deslocamento apenas para serviços essenciais ou atividades laborais.

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp