A Matriz de Risco Potencial, divulgada nesta quinta-feira (24/9) pela Secretaria de Estado da Saúde, apontou que a região Nordeste foi reclassificada do estado gravíssimo para grave no levantamento sobre a pandemia. Joinville faz parte deste grupo e, assim, a cidade continua tendo muitas restrições, como não permitir que os clientes provem roupas.
A Secretaria de Saúde de Joinville, acompanhando a melhora dos indicadores, já havia previsto este recuo e flexibilizou o horário de atendimento de bares e restaurantes, podendo atender diariamente das 6h às 23h, além da liberação das práticas esportivas individuais em espaços públicos. A partir de terça-feira que vem (29/9), será autorizada a volta do esporte recreativo.
A ampliação da capacidade máxima de utilização dos estabelecimentos comerciais (hoje limitada em 30%), liberação do uso de provadores, realização de eventos entre outras atividades vai depender de mais recuos na classificação feita pelo Governo do Estado.
Segundo o presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos, os empresários comemoram estas flexibilizações, mas toda a população precisa manter as práticas de prevenção e combate ao coronavírus. A pandemia não acabou. Temos que continuar mantendo distanciamento e o isolamento, além de usar máscara e higienizar as mãos constantemente”, afirma.