O Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena para minimizar o contágio do novo coronavírus. Um novo decreto, a ser publicado até este domingo, dia 12, trará a relação de atividades que permanecem suspensas ou autorizadas no estado.
O governador Carlos Moisés antecipou que, a partir de segunda-feira, dia 13, haverá a liberação da atividade para comércio de rua, hotéis, pousadas e restaurantes (apenas para a retirada do alimento, sem permanência no local). Essas atividades terão regras específicas e, de acordo com o governador, estarão sob forte fiscalização.
O governador reforçou que a análise diária de dados de saúde pode determinar o fechamento de atividades a qualquer momento.
Continuarão proibidas, até 30 de abril, a abertura de centros comerciais, shoppings e galerias, assim como o transporte coletivo e a permanência de pessoas em restaurantes, bares, cafés e lanchonetes.
Já os eventos, reuniões de qualquer natureza, como aulas presenciais, cursos, missas e cultos, permanência de pessoas em espaços públicos, atividades como cinema, teatro, shows, casas noturnas e similares tiveram a proibição estendida até o dia 31 de maio.
O governador explicou que foi lançando um Guia de Convívio Responsável, com orientações de como proceder ao desenvolver as atividades comerciais. O documento pode ser acessado aqui.