A delegada regional de Joinville, Tânia Harada, participou da plenária de associados da CDL de Joinville no dia 25 de abril. Ela apresentou dados recentes da criminalidade no município, e deu uma boa notícia: nos primeiros meses deste ano, os índices de furtos e roubos apresentaram uma grande redução em comparação com 2017. Tânia Harada também lançou uma campanha de valorização dos policiais, em parceria com a CDL.
Na contabilização dos casos de furtos registrados entre 1º de janeiro e 28 de março deste ano, por exemplo, houve queda de 34,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os indicadores que levaram a este resultado são os seguintes: furto de motocicletas -75,2; furto de veículos -52,9%; furto de eletroeletrônicos -51,1%; furto em comércio -42,9%; furto em residência -35,7%; furto de bicicleta -11,7%; furto de automóvel -5,5%.
ROUBOS
Os roubos também registraram queda no número de registros entre 1º de janeiro e 28 de março deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Confira: roubo e extorsão -55,8%; roubo a transeunte -58,7%; roubo de automóvel -64,4%; roubo em residência -74,19%. Para entender: é caracterizado furto quando há apropriação de objeto alheio sem o uso de violência; e roubo quando há violência ou ameaça de violência na apropriação do objeto.
CAMPANHA NO COMÉRCIO
Na mesma reunião, a delegada Tânia Harada lançou uma campanha de valorização e apoio aos policiais de Joinville, que terá a parceria da CDL de Joinville. Tânia destacou que “é fundamental o apoio da comunidade e que ela se sinta próxima e confie na polícia”.
Segundo ela, o comércio local terá papel preponderante nesta proximidade e aumento de confiança. A campanha está sendo formatada e assim que todos os detalhes estiverem definidos será levada a público, para que os lojistas possam aderir.
A delegada mostrou que iniciativas idênticas têm alcançado resultados muito positivos em outras cidades.