Ferramentas do SPC auxiliam lojistas a recuperar o crédito

Ferramentas do SPC auxiliam lojistas a recuperar o crédito

O Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) tem duas ferramentas para proteger ainda mais o lojista e ajudá-lo a recuperar o crédito de clientes inadimplentes: a Consulta Perfil e o Registro com Boleto.

Mesmo o cliente que não está registrado no SPC pode ter maior ou menor probabilidade de se tornar inadimplente, o que pode ser verificado com o cruzamento de 100 indicadores para formar o perfil de cada consumidor. Isso é o que faz a Consulta Perfil.

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Cruzamento de 100 indicadores formam o perfil de cada consumidor (Foto: Alex Pompeu)

O lojista digita o CPF do cliente e o sistema calcula a pontuação daquela pessoa, numa escala de 0 a 100, sendo 0 a maior probabilidade de se tornar inadimplente e mais perto de 100 a menor probabilidade de inadimplência.

“Quando o sistema avisar que o cliente está numa classe D ou E de classificação, invista na venda por cartão de crédito, para não correr riscos”, sugere Valdemir Manoel da Silva, especialista em crédito e cobrança da FCDL. “Com esse tipo de consulta, o lojista consegue personalizar a sua política de crediário, aumentando ou diminuindo percentuais de entrada, parcelas e outras condições”. Segundo o especialista, isso resguarda ainda mais o lojista de ter perdas futuras.

Registro com Boleto

Para fazer a cobrança é fundamental que o lojista tenha os dados dos clientes atualizados no sistema. “Crediário é relacionamento. Como eu me relaciono sem contatos?”, questiona Valdemir. Foi para aumentar o contato com o cliente e facilitar o pagamento da dívida que o SPC lançou o Registro com Boleto.

Quando uma pessoa é incluída no SPC, o sistema já gera um boleto para que ela possa quitar a dívida sem ter de ir à loja onde ficou inadimplente. “O cliente normalmente fica envergonhado de voltar à empresa. Isso facilita o processo para ele”, afirma Valdemir. “Não adianta apenas registrar o cliente se ele não é comunicado que irá para o SPC”.

Outra ferramenta do sistema é o envio de SMS de aviso ao cliente sobre o registro no SPC. O aviso vai acompanhado com o código de barras do boleto para a quitação da dívida. São facilidades e formas de comunicação para tornar o processo mais efetivo.

Redução da inadimplência

Para empresas que trabalham com crediário é imprescindível ter mecanismos de avaliação de crédito para minimizar a inadimplência. Disponível aos associados da CDL, o SPC é o maior banco da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e jurídicas.

Por meio do SPC Brasil, o usuário tem acesso aos bancos de mais de 2.200 entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os Estados. Ou seja: através das consultas, o associado tem acesso a informações cadastradas em todo o Brasil.

Dentro do sistema, é possível consultar pessoas físicas e jurídicas de todo o País, ter acesso a referências comerciais, cheques (pré-datados, devolvidos, roubados, sustados, cancelados, sem fundo), pendências financeiras em diferentes segmentos (varejo, indústria, serviços, bancos e financeiras) e protestos em cartórios.

Quanto mais completa a consulta, menor a chance de o lojista vender no crediário para um cliente que já é inadimplente ou que tenha grande chance de se tornar um.

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