As estudantes Emily Cristine Dias Godinho da Silva, da Escola Municipal Governador Heriberto Hulse, do Boa Vista, e Giovanna Marques, da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, do Jarivatuba, tiveram um dia especial na quinta-feira, 28 de novembro. Elas receberam seus prêmios como vencedoras da etapa municipal do Concurso CDL na Escola – Liga Sustentável 2019.
Emily se destacou na categoria Desenho e teve como professora-orientadora Jéssica Gomes da Silva Klabunde.


Giovanna venceu na categoria Redação com a orientação da professora Cleonice Rolling Rech. As duas ganharam mochila com material escolar completo.


A comissão julgadora foi formada por Itália Jerusa Budal Arins, da área de comunicação e marketing do Sicoob São Miguel; Silvane kunde, coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação; Dalva Maria Alves, coordenadora de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal de Educação; e Alexandre Geiser, gerente administrativo e financeiro da CDL Joinville.
Iniciativa envolveu 191.649
alunos de 923 escolas de SC
O projeto CDL na Escola é uma iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e do Sicoob, com apoio de SBT e Leo&Leo. Neste ano, 158 CDLs se inscreveram no concurso, que envolveu alunos do 1º ao 9º ano e teve como tema “O que você pode fazer em defesa da Biodiversidade?”
Desde 2011, o programa CDL na Escola impactou mais de um milhão de alunos e, nesta 9ª edição, alcançou 191.649 alunos de 923 escolas públicas municipais do ensino fundamental de Santa Catarina com o tema Biodiversidade. Em Joinville, cinco escolas municipais participaram, com 350 estudantes na categoria Desenho e 1.702 na Redação.
As notas e os vencedores da etapa estadual de 2019 do projeto CDL na Escola foram divulgados pela FCDL/SC em novembro. Os primeiros colocados e seus respectivos professores-orientadores ganharam um tablet. Na etapa municipal, os vencedores de cada cidade receberam uma mochila e kit escolar.

Preservação ambiental
Com o concurso, a FCDL/SC identificou que um novo modelo de comportamento nas escolas municipais favorece a preservação do meio ambiente.
Nos trabalhos apresentados pelos estudantes, grandes exemplos foram destacados por eles, como o plantio de árvores e hortas orgânicas, criação de brinquedos com materiais reciclados, limpeza de praças e orlas de praia, brechó sustentável, diminuição de energia elétrica e água, além de uma cartilha com pedidos de melhoria ao poder público.
Para o presidente da Federação, Ivan Tauffer, “o resultado ultrapassa números, pois muito orgulha ver a contribuição da iniciativa na formação cidadã de todos os participantes, sendo esta a principal prioridade. Estamos realizados com o concurso deste ano e temos certeza que ano que vem, novamente, as expectativas serão superadas”.
Comissão julgadora estadual

- Ariéli Silva – Coordenadora de Marketing da Leo&Leo;
- Camile Silva – Supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob;
- Cláudio Dutra – Diretor Presidente da Marcca Comunicação;
- João Carlos Dela Roca – Assessor Institucional da FCDL/SC;
- Jorge Ijuim – Professor de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC
- Mark Rae – Engenheiro Sanitarista e Ambiental
- Carlos Eduardo Bressani Zanchin – profissional do Marketing da SCC SBT
(Por jornalista Albertina Camilo / CDL Joinville. Com informações da FCDL/SC. Fotos: Divulgação)