Estudantes de Joinville recebem prêmios do concurso CDL na Escola

Estudantes de Joinville recebem prêmios do concurso CDL na Escola

As estudantes Emily Cristine Dias Godinho da Silva, da Escola Municipal Governador Heriberto Hulse, do Boa Vista, e Giovanna Marques, da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, do Jarivatuba, tiveram um dia especial na quinta-feira, 28 de novembro. Elas receberam seus prêmios como vencedoras da etapa municipal do Concurso CDL na Escola – Liga Sustentável 2019.

Emily se destacou na categoria Desenho e teve como professora-orientadora Jéssica Gomes da Silva Klabunde.

width=1280
Emily Cristine Dias Godinho da Silva com a professora Jéssica Gomes da Silva Klabunde e Alexandre Geiser
width=1280
O desenho vencedor da etapa de Joinville

Giovanna venceu na categoria Redação com a orientação da professora Cleonice Rolling Rech. As duas ganharam mochila com material escolar completo.

width=1280
Giovanna Marques entre Alexandre Geiser, Dalva Maria Alves e a professora Cleonice Rolling Rech (à direita)
width=960
A redação vencedora da etapa de Joinville

A comissão julgadora foi formada por Itália Jerusa Budal Arins, da área de comunicação e marketing do Sicoob São Miguel; Silvane kunde, coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação; Dalva Maria Alves, coordenadora de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal de Educação; e Alexandre Geiser, gerente administrativo e financeiro da CDL Joinville.

Iniciativa envolveu 191.649
alunos de 923 escolas de SC

O projeto CDL na Escola é uma iniciativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e do Sicoob, com apoio de SBT e Leo&Leo. Neste ano, 158 CDLs se inscreveram no concurso, que envolveu alunos do 1º ao 9º ano e teve como tema “O que você pode fazer em defesa da Biodiversidade?”

Desde 2011, o programa CDL na Escola impactou mais de um milhão de alunos e, nesta 9ª edição, alcançou 191.649 alunos de 923 escolas públicas municipais do ensino fundamental de Santa Catarina com o tema Biodiversidade. Em Joinville, cinco escolas municipais participaram, com 350 estudantes na categoria Desenho e 1.702 na Redação.

As notas e os vencedores da etapa estadual de 2019 do projeto CDL na Escola foram divulgados pela FCDL/SC em novembro. Os primeiros colocados e seus respectivos professores-orientadores ganharam um tablet. Na etapa municipal, os vencedores de cada cidade receberam uma mochila e kit escolar.

width=1920
Desenhos e redações vencedores da etapa estadual

Preservação ambiental

Com o concurso, a FCDL/SC identificou que um novo modelo de comportamento nas escolas municipais favorece a preservação do meio ambiente.

Nos trabalhos apresentados pelos estudantes, grandes exemplos foram destacados por eles, como o plantio de árvores e hortas orgânicas, criação de brinquedos com materiais reciclados, limpeza de praças e orlas de praia, brechó sustentável, diminuição de energia elétrica e água, além de uma cartilha com pedidos de melhoria ao poder público.

Para o presidente da Federação, Ivan Tauffer, “o resultado ultrapassa números, pois muito orgulha ver a contribuição da iniciativa na formação cidadã de todos os participantes, sendo esta a principal prioridade. Estamos realizados com o concurso deste ano e temos certeza que ano que vem, novamente, as expectativas serão superadas”.

Comissão julgadora estadual

width=768
Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC (no centro), com os jurados da etapa estadual
  1. Ariéli Silva – Coordenadora de Marketing da Leo&Leo;
  2. Camile Silva – Supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob;
  3. Cláudio Dutra – Diretor Presidente da Marcca Comunicação;
  4. João Carlos Dela Roca – Assessor Institucional da FCDL/SC;
  5. Jorge Ijuim – Professor de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC
  6. Mark Rae – Engenheiro Sanitarista e Ambiental
  7. Carlos Eduardo Bressani Zanchin – profissional do Marketing da SCC SBT

 

(Por jornalista Albertina Camilo / CDL Joinville. Com informações da FCDL/SC. Fotos: Divulgação)

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp