Conscientização, cidadania, solidariedade e responsabilidade individual para vencer a guerra contra a pandemia de covid-19. Estes são os pilares da campanha de comunicação Faça Sua Parte, lançada nesta segunda-feira pelo Conselho das Entidades de Joinville, formado por CDL Joinville, ACIJ, ACOMAC e AJORPEME.
A participação de secretários do governo estadual e do prefeito Udo Döhler, além dos dirigentes das associações, reforçam a parceria entre setor produtivo e poder público na gestão da crise sanitária e econômica. A campanha terá um caráter permanente e só será encerrada quando a covid-19 deixar de representar um risco para a saúde pública.
A primeira fase é um reforço das orientações de prevenção, em especial nos momentos de folga e de lazer, um dos maiores desafios das autoridades sanitárias. Com mensagens curtas e claras sobre o papel de cada um nesta batalha que está longe de terminar, segundo os especialistas, esta etapa prioriza a conscientização contra aglomerações entre amigos e parentes, que infelizmente vêm sendo registradas após o turno de trabalho ou em finais de semana e feriados.
Esta etapa do trabalho tem um conjunto de dez peças para veiculação nas redes sociais das quatro entidades e das empresas associadas a elas. A expectativa é que os colaboradores destas empresas e a sociedade em geral se apropriem da campanha e publiquem as peças em suas redes pessoais.
Já estão definidos pelo menos outros dois enfoques para as próximas etapas da campanha de comunicação. Um deles é a importância de se comprar do comércio local, para fazer girar a economia regional, num círculo virtuoso que contribui para a geração de empregos. Em que pese os protocolos no de trabalho estarem sendo cumpridos com muito rigor para assegurar a saúde dos colaboradores no ambiente organizacional, outra fase da campanha vai reforçar a importância de cada um fazer a sua parte também nas empresas.
OPINIÕES
Para evitar o agravamento da crise, a economia precisa continuar girando, claro que com todos os cuidados e protocolos de segurança. De outro lado, a sociedade precisa fazer sua parte de respeitar decretos e seguir as orientações dos especialistas da área da saúde. Por isto, esta campanha vem em muito boa hora, para reforçar a conscientização das pessoas.
José Manoel Ramos, presidente da CDL
“A força desta campanha está na mensagem de responsabilização de cada uma das pessoas. Infelizmente está bastante claro que vamos precisar conviver com o vírus por mais tempo. Mas temos a certeza de que, com a união de todos, cada um fazendo a sua parte, vamos superar esta pandemia que vem acabando com vidas, empregos e empresas”.
Marco Antonio Corsini, presidente da ACIJ
A expressão \’fique em casa\’ não tem bastado, pois muita gente fica em casa fazendo festas. Cada um precisa fazer a sua parte, só sair de casa se precisar, evitar aglomerações em locais públicos e evitar festas. Se precisar sair, que seja objetivo, vá faça e volte para sua casa para deixar as outras pessoas também utilizarem esses locais.
Ivonei Arnaut, presidente da ACOMAC
A AJORPEME vem trabalhando fortemente para ajudar associados na crise econômica e na conscientização da prevenção da saúde. As empresas estão fazendo seu papel, com home office e com protocolos rigorosos de segurança no ambiente de trabalho. É a hora de cada pessoa também assumir sua responsabilidade.
Leonardo Santana, vice-presidente da AJORPEME
A iniciativa vai ampliar a conscientização. E precisamos mesmo trazer a população para uma mudança de comportamento, numa parceria entre poder público, setor produtivo e sociedade. Só com esta união vamos conseguir manter as atividades econômicas e preservar a saúde e a vida dos catarinenses.
Carmem Regina Delziovo, superintendente estadual de Planejamento de Saúde
Empresas são feitas por pessoas. Esta campanha liderada pelas entidades empresariais vai ajudar muito a reforçar a conscientização dos colaboradores, dos familiares, dos vizinhos, dos amigos. Esta parceria é o retrato da sociedade catarinense, que sempre se une para enfrentar momentos de adversidade como o que estamos vivendo .
Rogério Siqueira, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável
Cumprimento as entidades empresariais pela iniciativa. De fato, é no ambiente doméstico que tem havido aglomerações. Vamos seguir atuando com fiscalizações, mas a conscientização da prevenção é sempre o melhor caminho. Precisamos equilibrar a prioridade da saúde e da vida com a preservação da economia e dos empregos.
Udo Döhler, prefeito de Joinville
Confira as mensagens da campanha: