Conselho das Entidades empresariais define bandeiras de cobrança para Joinville e região

Conselho das Entidades empresariais define bandeiras de cobrança para Joinville e região

class=wp-image-2249
Reunião do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville foi realizada na sede da CDL (Foto: CDL Joinville)

O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville, formado por Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL, reuniu-se nesta quarta-feira (3) para discutir a infraestrutura da região, a reforma da Previdência, a suspensão de voos e temas para serem debatidos com a bancada dos deputados estaduais, federais e senadores.

Sobre a bancada, os presidentes das entidades – João Joaquim Martinelli, Rudi Soares, Fernando Bade e José Manoel Ramos – assinaram ofícios aos legisladores eleitos para representar Joinville e municípios da região Norte, definindo uma agenda de reuniões. A primeira será no dia 15 de abril, na Acij. As cobranças individuais de cada segmento e as coletivas, com os principais pleitos das cidades, serão apresentadas e discutidas nos encontros ao longo do semestre.

Reivindicações ao governo estadual

No tema infraestrutura, além de concordarem sobre a necessidade de melhorias na Serra Dona Francisca (SC-418), o recomeço das obras do contorno ferroviário e a duplicação da BR -280, as entidades definiram procurar os representantes das cidades vizinhas para, juntos, levarem as reivindicações ao governo estadual.

Também apontaram a necessidade de buscar investimentos privados para melhorar o sinal de telefonia móvel na SC-418, mas há necessidade de um alinhamento com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), reguladora dos serviços junto às operadores de celular e órgão que autoriza a frequência de operação das linhas telefônicas.

Preocupação com o Simples Nacional

As alterações no Simples Nacional também preocupam os empresários de Joinville. Para este ano, há mudanças previstas na tabela, nas alíquotas, nas atividades relacionadas a essa forma de tributação, nos limites de faturamento e até mesmo no prazo para pagamento das dívidas. Os integrantes do conselho vão se reunir com os políticos para buscar soluções e evitar mais prejuízos aos empresários. Acerca da Previdência, a mobilização será da mesma forma.

Pressão pelo retorno do voo das 8h50

Os presidentes do Conselho das Entidades também assinaram ofício para enviar à TAM Linhas Aéreas solicitando o retorno do voo diário das 8h50 para Congonhas. A companhia aérea alterou o horário para as 10h40 com o argumento da malha de inverno, mas desagradou a cidade porque hoje o aeroporto detém equipamentos para operar com segurança. Joinville conta com apenas dez voos diários, e a Gol e Azul operam com decolagens no final da manhã, conflitando com o novo horário da TAM.

Mario Cezar Aguiar

Ao final da reunião, as entidades fizeram um balanço do jantar em homenagem ao empresário Mario Cezar Aguiar realizado no dia 18 de março, na Sociedade Harmonia Lyra, e informaram que parte do dinheiro arrecadado com o evento será usado para a compra de macas para o Hospital São José.

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp