Entenda como vai funcionar o novo modelo de estacionamento rotativo de Joinville, que é gratuito

Entenda como vai funcionar o novo modelo de estacionamento rotativo de Joinville, que é gratuito

class=wp-image-2229
Prefeito Udo Döhler assina o decreto pelo smartphone, observado pelo secretário Bráulio Barbosa (à esq.); pelo presidente da CDL, José Manoel Ramos; pelo secretário Raulino Esbiteskoski; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Aragão; e pelo presidente do Conselho da Cidade, Álvaro Cauduro
class=wp-image-2230
Decreto já assinado aparece na tela, com aplausos da mesa de autoridades

O otimismo marcou presença na Reunião Plenária de associados que a CDL de Joinville realizou nesta quarta-feira (27/3), quando foi assinado (eletronicamente) pelo prefeito Udo Döhler o decreto que institui o novo sistema de estacionamento rotativo do município.

O modelo, considerado pioneiro no Brasil, é gratuito, mas prevê multa considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, de R$ 195,00 e cinco pontos na carteira, caso o motorista ultrapasse o tempo-limite. Na maioria das vagas oferecidas pelo novo rotativo, para carros e caminhonetes com capacidade até uma tonelada, o tempo máximo de permanência será de duas horas.   

class=wp-image-2238

O sistema começa oferecendo 764 vagas em 17 ruas centrais, liberando mais 141 em outras quatro vias após conclusão de obras de macrodrenagem do rio Mathias. Mas a intenção, segundo a Prefeitura, é chegar paulatinamente aos 1.600 espaços do modelo anterior, suspenso em 2013.

O novo estacionamento rotativo será operado por meio de tablets, com software que detalha a ocupação das vagas e o tempo estacionado. A fiscalização será realizada por dez agentes de trânsito, que vão se dedicar exclusivamente a esse trabalho. Os demais agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) e da Guarda Municipal também poderão autuar os motoristas que desrespeitarem o tempo previsto.

Dias melhores para o comércio

O presidente da CDL, José Manoel Ramos, agradeceu o empenho da Prefeitura e da Câmara de Vereadores pelo retorno do serviço, que está suspenso há seis anos, com grandes prejuízos para o comércio e a área central de Joinville. “Será bom para os lojistas e para todos os joinvilenses”, afirmou Zeca Ramos.

O prefeito Udo Döhler destacou: “Demorou, mas nos permitiu oferecer um modelo diferenciado, pioneiro, que pode ser adotado em outras cidades”. O serviço, segundo ele, faz parte do projeto de revitalização do Centro de Joinville, “para que o nosso comércio venha a ter momentos melhores”, assim como toda região central, “não só durante o dia, mas também à noite”.

Ampliação gradativa

class=wp-image-2234
Secretário Bráulio Barbosa detalha o funcionamento do novo estacionamento rotativo

O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Bráulio Barbosa, informou que o sistema começa com 905 vagas, mas deve ampliar gradativamente, sempre ouvindo os usuários e a CDL. “Como não estamos amarrados a um contrato com empresa privada, temos liberdade para aumentar o alcance do serviço caso haja necessidade”, afirmou. Isso vale tanto para a área central quanto para bairros em que for constatada essa demanda.  

Bráulio apontou também como ponto positivo do novo sistema o aumento da sensação de segurança que será proporcionado pelos agentes fardados em circulação pelo Centro da cidade.

O serviço deve entrar em operação efetiva, com aplicação de multas, na segunda quinzena de abril. Antes, a Prefeitura vai sinalizar as vagas com pintura de faixas e placas. Concluída esta etapa, o estacionamento rotativo começa a funcionar, mas sem aplicação de multas nos primeiros 15 dias. Durante duas semanas, os agentes de trânsito irão se concentrar na orientação dos motoristas.

Distribuição das vagas

class=wp-image-2232
class=wp-image-2233
class=wp-image-2239

O novo modelo vai disponibilizar 905 vagas em 21 ruas da região central. Destas, 141 não poderão ser usadas imediatamente, pois estão previstas para quatro ruas atingidas pelas obras de macrodrenagem do rio Mathias, que devem prosseguir pelos próximos meses.

class=wp-image-2235

O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Os motoristas não poderão passar do tempo-limite, que pode ser de uma ou duas horas, dependendo da categoria (carros, motos ou caminhões). Também há previsão de vagas especiais, com direito a 30 minutos com o pisca ligado. Será proibido usar o mesmo espaço por mais de uma vez no mesmo dia.  

O infrator será multado em R$ 195,00, com cinco pontos na carteira de habilitação, além de correr o risco de ter o veículo guinchado – de acordo com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro, esclareceu o secretário Bráulio Barbosa.

Saiba mais:

class=wp-image-2231
class=wp-image-2236

(Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL de Joinville. Fotos: Jaksson Zanco / Secom Joinville)

Leia também:

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp