
Em outubro, Santa Catarina desponta no calendário turístico nacional com a realização de festas típicas em diferentes regiões, resgatando tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias. Para mapear o impacto desses eventos para os empresários e os municípios catarinenses em 2018, a Fecomércio SC realizou pela primeira vez a pesquisa Festas de Outubro em Santa Catarina, ampliando o escopo antes focado apenas na Oktoberfest.
Neste ano, em média 9% dos estabelecimentos realizaram contratação de trabalhadores temporários para atender à demanda. O percentual foi maior em Treze Tílias (38,1%), em Blumenau (20,9%) e Itapiranga (19%).
O resultado também pode ser sentido no caixa: o faturamento das Festas de Outubro cresceu 8% em relação aos meses comuns do mesmo ano, porém, a variação estabilizou em 0,3% na comparação com os anos anteriores.
O desempenho foi melhor no setor de hotelaria, com alta de 19,1% e 4,1%, e de presentes e souvenir e de produtos típicos, com 18,8% e 3,0%, respectivamente. Já bares e restaurantes tiveram as piores avaliações, com retração tanto na comparação anual (-5,8%) quanto mensal (-0,3%).
Somado todos os setores, o ticket médio em SC – valor médio que cada cliente compra em um estabelecimento – foi de R$ 202,50, puxado por hotéis e pousadas (R$ 394,49), vestuário e calçados (R$ 264,26) e comércio de presentes, souvenir e produtos típicos (R$ 248,85).
Pontos de atenção
A percepção dos empresários sobre a circulação de clientes no período das festas variou bastante: enquanto 41,7% consideraram positiva – “bom” para 27,7% e “muito bom” para 14% -, 48,3% afirmaram que o movimento foi “irrelevante” para os negócios.
Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, é o efeito multiplicador do turismo que torna o setor tão estratégico para a economia do Estado. “Hotelaria, restaurantes, bares, transportes, agências de viagens, comércio varejista, governo etc. Todos são impactados direta ou indiretamente com a realização das Festas de Outubro. Os reflexos se estendem nos diferentes elos da cadeia, por isso prefeitura, empresários e organização dos eventos precisam trabalhar juntos para trazer resultados consistentes para as cidades”, avalia.
Quase a metade dos entrevistados (42,8%) apontou cinco questões que podem ser melhoradas para trazer mais retorno para a economia local: marketing (40,9%), programação (27,7%), preços (12,0%), infraestrutura (11,6%) e alimentação (1,2%).
Leia a pesquisa na íntegra AQUI
(Fonte: Fecomércio SC. Fotos: Divulgação)