Dia dos Namorados: lojistas se mostram otimistas

Dia dos Namorados: lojistas se mostram otimistas

Mesmo com o atual cenário instável da economia, devido à pandemia da Covid-19, a maioria dos varejistas catarinenses continua otimista: 58% acreditam que as vendas do comércio para o Dia dos Namorados, a terceira melhor data do setor no ano, devem ser semelhantes ou melhores que as de 2019. Os dados são do levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), junto a empresários do comércio e serviços nas 20 cidades de maior potencial econômico do estado.

Enquanto no ano passado o varejo catarinense teve 3,12% de aumento nas vendas, agora 55,6% dos entrevistados acreditam que o crescimento deve chegar a 2,5%. Outros 27,2% dos lojistas preveem resultados negativos. Na avaliação sobre o tíquete médio, 36,8% apontam que será na faixa de R$ 51,00 a R$ 100,00, enquanto para 25,8% oscilará entre R$ 101,00 a R$ 150,00.

 

CDL Joinville promove Sábado Mais amanhã

Para ajudar a aquecer as vendas, o comércio de rua de Joinville, no Centro e nos bairros, vai estender o funcionamento até as 17h amanhã (6/6). O Sábado Mais, que propõe o horário diferenciado, faz parte da campanha de vendas da CDL Joinville para o Dia dos Namorados. Os lojistas interessados em abrir as portas no feriado de Corpus Christi, véspera do dia 12 de junho, devem se orientar pela Medida Provisória 927 de março de 2020.

A entidade lembra que lojistas e consumidores devem seguir as normativas aplicáveis à atividade específica no combate e prevenção ao novo coronavírus. Entre as ações necessárias, está o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel 70% e distanciamento entre as pessoas dentro do estabelecimento.

 

Itens preferidos dos apaixonados

Embora os itens de vestuário e calçados sejam a preferência como presente na opinião de 25,45% dos ouvidos pelo levantamento da FCDL/SC, outras opções foram citadas na sequência, como perfumes e cosméticos (14,4%), e chocolates (11%). Dos entrevistados, 72,5% pretendem realizar promoções, campanhas, eventos ou descontos para a data.

O presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, observa que “o consumidor prossegue cauteloso por conta da conjuntura, mas, em paralelo, está saudoso de uma prática recorrente e histórica: o prazer de ir às compras, de presentear e ser presenteado”. Para o dirigente lojista, a combinação do início da temporada de frio e o Dia dos Namorados deve “reforçar o apelo ao consumo”.

 

Nova realidade

O levantamento realizado pela FCDL/SC também apontou para um novo cenário no varejo catarinense. Quando perguntado se a empresa está trabalhando com vendas on-line ou presenciais, 58,3% disseram que operam em ambas as formas e para 34,4% apenas na loja física.

Também foi consultado se a empresa já está funcionando normalmente ou ainda tem empregados afastados por motivo de suspensão de contrato de trabalho, redução da jornada ou férias coletivas.

Neste quesito, 66,6% manifestaram que estão trabalhando com afastamento. Sobre a necessidade de contrair empréstimos para a sobrevivência do negócio, 70,2% disseram que não precisarão.

Foto Divulgação/IG

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp