Em 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente. A data já faz parte do calendário oficial na maioria dos Estados e nas principais cidades brasileiras. Tanto engajamento tem um motivo: não existe negócio, não existe empresa, não existe loja sem clientes.
É possível existir um negócio sem um produto, como a venda de serviços. Também é possível não ter um ponto de venda, casos do telemarketing e do e-commerce. Há ainda negócio sem vendedor, tais quais as máquinas em que você coloca o dinheiro e pega o produto. Por fim, citamos até a ausência de dinheiro, com a troca e as permutas. Em todos os casos, é impossível existir um negócio sem um cliente.

Portanto, que tal fazer algo especial no Dia do Cliente? Veja a seguir, 10 sugestões:
1- Promoção
Não basta colocar uma faixa e encher alguns balões. Aproveite este dia para oferecer algo realmente diferente para seus clientes. Um brinde, um desconto, uma condição especial de financiamento, uma garantia extra, um vale-desconto para próxima compra, serviços complementares… Use a criatividade para fugir da mesmice.
2- Café da manhã
Preparar uma mesa bonita com alguns quitutes é algo que sempre agrada. Mas lembre-se de convidar seus principais clientes para visitarem sua empresa. Mas cuidado! Quando fizer o convite, não tente vender nada. Seu objetivo deve ser convencer seu cliente a tomar um café com você. A venda poderá ser uma consequência de uma boa recepção.
3- Carta
Já percebeu como as pessoas deixaram de enviar cartas? Aposto que no Natal passado você recebeu menos cartões e cartinhas do que nos anos anteriores. Com o surgimento das redes sociais, o volume de cartas está diminuindo ano a ano. Mas quem ainda utiliza mensagens de agradecimento por carta se diferencia dos concorrentes. Lembre-se de dar seu toque pessoal e evite mensagens genéricas.
4- Cartão Postal
Se seus clientes moram em outras cidades, compre cartões postais de sua cidade para enviar. Escreva uma mensagem mais ou menos assim: “Lembrei de você. Quando vier à nossa cidade, passe para nos fazer uma visita. Parabéns pelo seu dia e obrigado pela confiança! 15 de setembro – Dia do Cliente”. Simples e surpreendente. As pessoas não estão mais acostumadas a receber cartões postais. Tenho certeza que seus clientes vão gostar.
5- Bilhetinho
Para todas as compras que forem feitas próximas ao dia 15 de setembro, coloque um bilhetinho (ou um cartãozinho) dando os parabéns pelo dia ou agradecendo pela confiança. Se você trabalha em loja, coloque o bilhete dentro da sacola de compras. Se você trabalha com e-commerce, coloque dentro da caixa em que você enviará o produto.
6- SMS
O SMS continua sendo mais poderoso que Whatsapp, Messenger e similares. Sabe o porquê? Porque ainda existem muitos telefones celulares de apenas 4 funções. Alguns de seus clientes ainda utilizam aparelhos com apenas estas 4 funções: telefonar, enviar mensagens, utilizar a lanterninha e o jogo da cobrinha…. Mas estes telefones recebem SMS. Se você não tem o Whatsapp de seus clientes, envie um SMS de agradecimento. Independentemente de qual aparelho eles utilizam, certamente vão receber a mensagem.
7- Visita Pessoal
Se você não tem o hábito de visitar seus clientes, tire este dia para visitar aqueles que você não conhece pessoalmente ou os mais importantes de sua empresa. Leve um brinde ou um cartão de agradecimento e diga que o motivo de sua visita foi somente para agradecer por serem seus clientes.
8- Telefonema
Escreva uma mensagem de agradecimento (tem que ser um texto bem curto, e sem palavras que não fazem parte do cotidiano), telefone para seus clientes, diga que o motivo da ligação é apenas para agradecer pelo Dia do Cliente. Não tente vender nada. Um telefonema no Dia do Cliente pode ser uma ótima forma de esquentar o relacionamento com clientes inativos. Portanto, para ter mais chances de vender, ligue novamente na semana seguinte.
9- E-mail
Se você tem muitos clientes, o e-mail pode ser a solução mais barata. Mas tome cuidado para que seu e-mail não vá para a caixa de spam. Se for enviar para vários clientes, escreva o endereço como cópia oculta. Se for contratar uma ferramenta de e-mail marketing, pesquise primeiro sobre taxa de abertura e veja tutoriais sobre como utilizar a ferramenta de maneira mais eficaz. E, claro, o texto de agradecimento tem que ser bem escrito.
10- Mensagem nas redes sociais
Uma das coisas que as pessoas mais odeiam nas redes sociais é serem marcadas em propaganda. Não transforme o agradecimento pelo Dia do Cliente em um incômodo para seus clientes. Se escolher postar no Facebook um texto ou uma imagem relacionada ao Dia do Cliente, escolha marcar seus clientes nos comentários da postagem e com uma mensagem personalizada para cada um. Evite marcar na imagem! Uma forma ainda mais impactante é chamar as pessoas pelo bate-papo, uma por uma. Assim que elas responderem o seu “Bom dia, tudo bem?”, mande a mensagem de agradecimento pelo Dia do Cliente.
Mas atenção: são muitas maneiras de agradecer seus clientes. Tome cuidado para não enviar mensagens genéricas. Evite utilizar fotos que não representam de verdade a etnia de seus clientes. Personalize e aproveite esta oportunidade para imprimir o DNA de sua empresa na mente do seu consumidor.
(Fonte: Portal Varejista. Fotos: Divulgação)
Campanha Mês do Cliente:
Se você é associado da CDL Joinville, pode baixar materiais do Mês do Cliente, campanha elaborada pela FCDL/SC para todo o mês de setembro.
Confira neste link: https://www.fcdl-sc.org.br/campanhas/mes-do-cliente-2019/