O Sindicato do Comércio Varejista de Jonville (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville e Região (Comérciários) assinaram no dia 12 de junho acordo de compensação de horas que valerá durante a Copa do Mundo 2018, que será realizada de 14 de junho a 15 de julho, na Rússia. Os empresários tanto do comércio de rua quanto das lojas de shoppings têm liberdade para dispensar ou não os funcionários durante os jogos.
Confira os termos do acordo:
No comércio de rua:
- A empresa que desejar liberar o empregado nos horários dos jogos poderá compensar.
- A empresa não é obrigada a fechar. Fecha quem optar por isso.
- Se optar por fechar/liberar os empregados, deve fazer isso 30 minutos antes do jogo e reabrir até 30 minutos após o jogo.
- Se a empresa fechar e não liberar o empregado não será considerado horário para compensação.
- Os horários de liberação podem ser negociados com os empregados, podendo ser superior ao horário dos jogos.
Nos shopping centers:
- A empresa que desejar liberar o empregado nos horários dos jogos poderá compensar.
- A empresa não é obrigada a fechar. Fecha quem optar por isso.
- Se optar por fechar/liberar os empregados, deve fazer isso 10 minutos antes do jogo e reabrir até 10 minutos após o jogo.
- Se a empresa fechar e não liberar o empregado não será considerado horário para compensação.
- Quando os jogos coincidirem com o domingo, as lojas poderão abrir às 13 horas.
Brasil estreia no dia 17 de junho, às 15 horas

A Copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira, dia 14 de junho, às 12 horas (horário de Brasília), com o jogo entre Rússia e Arábia Saudita. Será a única disputa do dia. A seleção brasileira estreia no domingo, 17 de junho, às 15 horas, em Rostov, diante da Suíça.
A equipe brasileira volta a campo no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9 horas, em São Petersburgo, contra a Costa Rica. O Brasil encerra a participação na primeira fase no dia 27 de junho, quarta-feira, contra a Sérvia, às 15 horas, em Moscou.
Caso a equipe comandada por Tite passe para a primeira colocada do Grupo E, a Seleção Brasileira jogará no dia 2 de julho, segunda-feira, às 11 horas, em Samara, pelas oitavas de final, contra o 2º colocado do Grupo F, que tem Alemanha, México, Coreia do Sul e Suécia.
Se o Brasil ganhar, jogará no dia 6 de julho, sexta-feira, às 15 horas, em Kazan, pelas quartas de final. Vencendo este jogo, a equipe disputa a semifinal no dia 10 de julho, terça-feira, às 15 horas, em São Petersburgo. A final ocorre no dia 15 de julho, domingo, às 12 horas, em Moscou.
Se a seleção brasileira passar como 2ª colocada do Grupo E, jogará nas oitavas de final contra o 1º colocado do Grupo F no dia 3 de julho, terça-feira, às 11 horas, em São Petersburgo. Nas quartas de final, no dia 7 de julho, sábado, às 11 horas, em Samara. Na semifinal, a disputa ocorreria no dia 11 de julho, quarta-feira, às 15 horas, em Moscou.
Caso o Brasil perca na semifinal, disputa o 3º lugar no dia 14 de julho, sábado, às 11 horas.
PRIMEIRA FASE
17 de junho (domingo) – BRASIL x SUÍÇA – 15h
22 de junho (sexta-feira) – BRASIL x COSTA RICA – 9h
27 de junho (quarta-feira) – BRASIL x SÉRVIA – 15h
OITAVAS DE FINAL
Se o Brasil passar como 1º colocado do Grupo E
2 de julho (segunda-feira) – OITAVAS DE FINAL – 11h
6 de julho (sexta-feira) – QUARTAS DE FINAL – 15h
10 de julho (terça-feira) – SEMIFINAL – 15h
15 de julho (domingo) – FINAL – 12h
QUARTAS DE FINAL
Se o Brasil passar como 2º colocado do Grupo E
3 de julho (terça-feira) – OITAVAS DE FINAL – 11h
7 de julho (sábado) – QUARTAS DE FINAL – 11h
11 de julho (quarta-feira) – SEMIFINAL – 15h
15 de julho (domingo) – FINAL – 12h
Bancos mudam horários de atendimento durante a Copa
Pela Circular 3.897, emitida pelo Banco Central no início de maio, buscando “maior segurança das agências, usuários e transporte de valores”, foram recomendadas algumas mudanças no horário de expediente.
Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os cenários serão os seguintes, sempre tendo como referência o horário de Brasília:
— Em dias de jogos marcados para as 9h, o atendimento ao público nas agências bancárias do interior, capital e regiões metropolitanas será das 13h às 17h;
— Nos dias de jogos às 11h, o atendimento ao público nas agências do interior, da capital e regiões metropolitanas será feito das 8h30 às 10h30 e das 14h00 às 16h00;
— Quando os jogos estiverem marcados para o horário das 15h, o atendimento ao público será realizado das 9h00 às 13h00.
A Febraban informa que os bancos deverão deixar bem claras as informações ao público, afixando em suas dependências aviso sobre o horário diferenciado de atendimento nos dias de jogos da Seleção Brasileira com antecedência de pelo menos 48 horas.
No caso de pagamento de contas, a entidade lembra que, além das agências, os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular e atendimento por telefone, canais que facilitam essas e outras transações bancárias. Vale a pena verificar, junto ao seu banco, qual o procedimento para cadastrar sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados. (Fonte: https://exame.abril.com.br)
Prefeitura de Joinville define expediente para os jogos do Brasil
A Prefeitura de Joinville comunica que o horário de expediente nas repartições públicas municipais, em virtude dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na primeira fase da Copa do Mundo 2018, terá alterações: no dia 22 de junho vai iniciar ao meio-dia; no dia 27, encerrará às 14 horas.
Serviços de urgência e emergência da Secretaria da Saúde e serviços 24h da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Assistência Social atenderão em horário normal.
Alunos de escolas e CEIs municipais estarão dispensados de aula na manhã de 22/6 e na tarde de 27/6.
Informações constam no Decreto nº 31.863, de 05 de junho de 2018, publicado no Diário Oficial nº 952, em 5/6/2018. (Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville)
Horários do transporte coletivo de
Joinville nos jogos do Brasil na Copa
Durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na primeira fase da Copa do Mundo, o transporte coletivo de Joinville terá horários diferenciados.
Domingo – Dia 17 de junho, às 15 horas – Brasil e Suíça – A operação será mantida durante o jogo, com a redução da oferta das linhas troncais, de acordo com a demanda.
Sexta-feira – Dia 22 de junho, 9 horas – Brasil e Costa Rica – Operação normal até o horário do jogo. Durante a partida, haverá redução da oferta das linhas troncais, de acordo com a demanda. Após o jogo, operação volta ao normal, com carros extras se houver necessidade.
Quarta-feira – Dia 27 de junho, 15 horas – Sérvia e Brasil – Os horários das Linhas Diretas serão antecipados a partir das 13h30. Durante o jogo, haverá redução da oferta das linhas troncais, de acordo com a demanda. Após o jogo, operação volta ao normal, sem as Linhas Diretas.
Em caso de dúvida, os passageiros devem consultar o supervisor dos terminais. Mais informações pelo telefone 0800 47 5001.
Transporte eficiente
Dia 22 de junho – horário para agendamento: das 12h00min às 17h00min.
Dia 27 de junho – horário para agendamento: das 07h00min às 13h00.
Telefone para agendamento: 3431-1321
(Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville)