Para o Consumidor

Consulta ao SPC

SPC

Para verificar se seu nome está no SPC, você pode baixar o aplicativo (APP) SPC Consumidor, fazer o cadastro e consultar gratuitamente. Se você necessitar da declaração por escrito, você deve vir até a CDL para fazer uma consulta no banco de dados. Apenas você pode consultar seu próprio nome, já que as informações são confidenciais. Veja abaixo como proceder.

Venha pessoalmente à CDL Joinville (Rua Princesa Isabel, 447 | Segundo andar). Nosso horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, sem fechar para almoço.

Se você for consultar seu CPF, tenha em mãos um documento de identidade com foto e o CPF. Para consultar o CNPJ de uma empresa, você precisa ser obrigatoriamente um dos sócios, apresentar os documentos pessoais e, preferencialmente, apresentar o contrato social da empresa.

A consulta de CPF custa R$ 13,00. A consulta de CNPJ custa R$ 17,00. Não trabalhamos com cartões, pagamento somente em dinheiro ou Pix

A consulta traz dados do SPC, Serasa e Protesto em Cartórios participantes do convênio, em nível nacional.

Renegociação de Dívidas

TAXAS REDUZIDAS EM OPERAÇÕES COM CARTÕES

Na CDL, o consumidor irá apenas consultar seu nome para verificar se está registrado em algum sistema de proteção ao crédito.

Para renegociar a dívida, deve entrar em contato com o próprio estabelecimento. O nome do estabelecimento que fez o registro nos bancos de proteção ao crédito irá constar no extrato que o consumidor recebe depois de realizar a consulta.

Para saber mais ou tirar dúvidas, entre em contato conosco: 3461-2548 ou comercial2@cdljoinville.com.br

Perda ou clonagem de Documentos

A CDL oferece aos consumidores um serviço importante para quem perdeu ou teve algum documento clonado: o Alerta.

Quando você avisa a CDL que perdeu o documento, o sistema passará a emitir um aviso de alerta caso alguma empresa busque seu nome no SPC.

Assim, caso alguém apresente um documento seu em alguma loja e ela consulte o sistema e veja que você perdeu o documento, já saberá que alguém está usando indevidamente seu nome.

A CDL orienta as empresas associadas sobre o alerta. No entanto, é importante ressaltar que fica a cargo da empresa vender produtos ou serviços mesmo que o sistema tenha emitido o alerta de perda de documento.

Cadastrar o alerta no sistema do SPC é simples e gratuito.

Faça um boletim de ocorrências na delegacia mais próxima.

Venha pessoalmente na CDL e peça para fazer um alerta no sistema. A CDL Joinville fica na rua Princesa Isabel, 447, segundo andar, com acesso pela galeria de lojas.

Os documentos perdidos que podem ser cadastrados como alerta são: CPF, RG, CNH, Carteira Profissional, Carteira Funcional, Título de Eleitor, Passaporte, Talão de Cheques

Guarde o boletim de ocorrência original em casa e ande sempre com uma cópia. Assim se você for comprar no crediário, o lojista for consultar seu nome no SPC e aparecer o aviso de alerta, você poderá comprovar que perdeu o documento.

Perguntas Frequentes

A consulta ao banco do SPC só pode ser feita pessoalmente e com um documento de identidade com foto e CPF em mãos.
 

Como os dados são confidenciais, a consulta ao banco do SPC só pode ser feita pela própria pessoa, pessoalmente e com um documento de identidade com foto e CPF em mãos.

Em casos especiais em que a pessoa esteja impossibilitada de comparecer à CDL (internada, fora do país, fora de uma cidade que tenha CDL) é necessária uma procuração ou autorização específica com a firma reconhecida (por semelhança) em cartório.

Sim a consulta ao CPF em abrangência nacional tem custo. (ver preço no item Consulta ao SPC deste site). Existe uma opção gratuita que abrange apenas o SPC de Santa Catarina, onde não estarão incluídos os registros efetuados pelas grandes redes de lojas, pelas empresas de telefonia, pelas financeiras, pelos cartórios e outros bancos de dados.
 

Para saber o valor da dívida, o cliente deve procurar o estabelecimento que o registrou no SPC.
No extrato que é gerado quando se consulta um nome no banco de dados é informado o nome ou os nomes dos estabelecimentos que fizeram o registro.

A dívida deve ser negociada diretamente no estabelecimento que cadastrou o cliente no SPC.
 

O papel de mediação de casos de conflito entre consumidores insatisfeitos com os serviços ou produtos disponibilizados por determinada empresa ou estabelecimento é de responsabilidade do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Em Joinville, o Procon está localizado na Rua Dr. João Colin, 2700 no CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones de contato são 151, 3481-5240 e 3481-5100.