O tema principal da reunião do Conselho das Entidades Empresariais, formado pela CDL, ACIJ, ACOMAC e AJORPEME, foi o alinhamento do estatuto social da Associação Amigos da Segurança Pública de Joinville. Sem fins lucrativos ou mensalidades, terá por finalidade dar assistência a órgãos deste setor na cidade. O objetivo é buscar recursos para ações pontuais, como compra de equipamentos para execução dos serviços públicos de segurança que visem a prevenção e combate à criminalidade no município.
Para avançar na formação da associação, os setores jurídicos das entidades farão a conclusão do estatuto social, além de ultrapassar os trâmites burocráticos para a constituição da mesma. A intenção do Conselho é que os trabalhos da Associação Amigos da Segurança Pública de Joinville iniciem a partir de 2021.
Segundo o vice-presidente da CDL, Marcos Bittencourt, que representou o presidente José Manoel Ramos, a segurança sempre foi tema debatido na entidade, que sabe haver muitos desafios para serem superados. “Acreditamos que a associação vai contribuir com a aquisição de equipamentos para as forças de segurança e, assim, tornar Joinville mais segura. Infelizmente, o comércio de rua é muito visado pela criminalidade”, afirma.
Para o presidente da ACOMAC, Ivonei Arnaut, o dever da entidade é fazer este tipo de ação pela cidade e pela sociedade. “Vamos contribuir com a segurança pública criando a associação. Poderá ser uma oportunidade de manter recursos em Joinville, sem ser diluído pelo Estado. Nós temos o exemplo de Jaraguá do Sul que nos inspirou neste projeto e é um exemplo nacional em segurança”, revela.
Segurança pública é uma das bandeiras da ACIJ, que ao longo de quase 110 anos tem um histórico de atividades sociais e de legados comunitários. Esta iniciativa do Conselho das Entidades é mais uma importante parceria do setor produtivo com o poder público, desta vez para reforçar a estrutura dos órgãos que atuam no combate à criminalidade e na proteção dos moradores de Joinville, afirma o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.
A AJORPEME tem como lema a frase Juntos Somos Mais Fortes. Assim como fazemos com nossos parceiros de negócios, no dia a dia das nossas empresas, precisamos unir forças para melhorar a segurança pública de Joinville. Juntos, vamos pensar em ações e projetos para contribuir cada vez mais com a nossa comunidade”, declara o presidente da AJORPEME, Adael dos Santos.
A reunião também abordou o déficit habitacional no município, as eleições 2020 e ações de prevenção ao novo coronavírus. O próximo encontro do Conselho das Entidades será dia 19 de novembro.
Ivonei Arnaut (presidente da ACOMAC), Marcos Bittencourt (vice-presidente da CDL Joinville), Marco Antonio Corsini (presidente da ACIJ) e Leonardo Santana (vice-presidente da AJORPEME)