No dia 9 de maio, o presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos; o vice-presidente Darlan Candido Fermiano; o advogado Álvaro Cauduro; e integrantes da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento receberam a presidente da Companhia Águas de Joinville, engenheira Luana Siewert Pretto.
Presidente da Companhia Águas de Joinville, Luana Siewert Pretto, mostra cronograma de obras para a CDL
O objetivo era saber quando e como serão realizadas as obras de realocação das redes de água e esgoto na Via Gatronômica (Visconde de Taunay), tirando-as do meio da pista e instalando-as nas laterais da rua, para que o local possa receber a macrodrenagem (galeria) do rio Mathias.
Essas informações são imprescindíveis para a CDL porque a Via Gastronômica recebe em outubro um dos maiores eventos da entidade, o Stammtisch, e também por causa da preocupação dos proprietários de bares e restaurantes com as consequências das obras.
Cronograma prevê
término das obras
em setembro
Tomé Emanoel de Souza, da diretoria da Câmara Setorial de Gastronomia e proprietário do restaurante O Fornão, disse que ficou bem mais tranquilo com as informações repassadas pela presidente da Águas de Joinville.
“Todo o cronograma de obras da Águas de Joinville para a Via Gastronômica está acertado. Elas serão feitas até setembro, em duas etapas: primeiro no lado esquerdo e depois no lado direito da rua. A Águas de Joinville garantiu que a rua não será interditada. No máximo, só meia pista será fechada durante os trabalhos. E o que abrirem fecharão no mesmo dia. Não terá prejuízo para o comércio. Ao que tudo indica, a obra será rápida, limpa e bem organizada”, detalha Tomé de Souza.
Preocupação com a
macrodrenagem
do rio Mathias
Mas se já não existem dúvidas em relação às obras da Companhia Águas de Joinville para realocação das redes de água e esgoto da rua Visconde de Taunay, o empresário Tomé de Souza informa que há uma grande preocupação com a macrodrenagem do rio Mathias. Estas obras estão previstas para começarem em setembro, logo após a finalização dos trabalhos pela Águas de Joinville.
Para não haver riscos ao Stammtisch e para não prejudicar o movimento do final de ano – uma das melhores épocas para o setor de gastronomia -, Tomé de Souza adianta que a CDL agendará uma reunião com o prefeito Udo Döhler para sensibilizá-lo a só autorizar o início da macrodrenagem do rio Mathias na Visconde de Taunay em janeiro de 2020.
(Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de
Comunicação da CDL Joinville. Fotos: CDL Joinville)