CDL Joinville oferece máscaras para ajudar associados a cumprirem portaria

CDL Joinville oferece máscaras para ajudar associados a cumprirem portaria

Os funcionários de empresas que trabalham com atendimento ao público e estão com a atividade permitida pelo Governo do Estado com regramento agora devem, obrigatoriamente, utilizar máscara de tecido. A medida consta em portaria publicada na noite desta quinta-feira, 9. Confira a portaria clicando aqui.

Para ajudar os associados, a CDL Joinville fornece, a preço de custo (R$ 5,00), máscaras de tecido duplo, laváveis e reutilizáveis. Interessados devem enviar email para marcos@cdljoinville.com.br e fazer a encomenda. O valor poderá ser colocado na fatura do associado se o pagamento estiver em dia.

Em razão dessa pandemia, precisamos mudar alguns hábitos. A máscara de tecido pode ser produzida em casa e serve para proteger a nós mesmos e às outras pessoas, lembra o governador Carlos Moisés. Clique aqui para assistir vídeo de como confeccionar máscaras. Conforme a portaria, as máscaras de tecido devem ser substituídas a cada quatro horas (duas horas no caso de pessoa com tosse ou espirros frequentes) ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro.

Os estabelecimentos também estão obrigados a publicar, em local visível, quais são as regras que precisam ser adotadas no local. Essa medida permitirá que o próprio cidadão possa verificar se as obrigações estão sendo cumpridas, afirma o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. A obrigação também se aplica aos motoristas de táxi ou transporte por aplicativo.

A portaria também traz recomendações para os cidadãos que precisam sair de casa. Entre elas está o uso de máscara no caso de necessidade de sair de casa, higienizar as mãos com álcool 70% sempre que possível, não tocar na máscara e não compartilhar uso de objetos como dispositivos eletrônicos e canetas.

 

Dicas de como usar a máscara:
– A máscara é de uso individual. Não compartilhe.
– Ao colocar no rosto, cubra bem a boca e o nariz, reduzindo o espaço entre o rosto e a máscara.
– Enquanto estiver usando, evite tocar a proteção com as mãos.
– Use a máscara sempre que sair de casa.
– As máscaras de tecido devem ser substituídas a cada período de 4 horas ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. Em caso de pessoa sintomática (tosse ou espirro frequente), a máscara deverá ser substituída a cada período de 2 horas ou no momento em que ficar úmida, o que ocorrer primeiro.

– Ao sair de casa, leve sempre uma segunda máscara e uma sacola para guardar a que estiver suja.
– Ao chegar em casa, remova a máscara pegando pelo laço ou elástico, evitando de tocar na parte da frente.
– Deixe de molho com 20 ml de água sanitária para cada litro de água. Depois, enxágue em água corrente e lave com água e sabão. Por fim, lave as mãos.
– Depois de seca, passe a máscara em ferro quente e guarde num saco plástico.

Lembre-se: o uso dela não substitui distanciamento social e protocolos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel.

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp