As pessoas querem ações que impactem no seu dia a dia, destaca a coordenadora da entidade
O Dia Livre de Impostos movimentou 147 cidades de 21 Estados na quinta-feira, 30 de maio. Joinville fez novamente parte deste movimento nacional que chama a atenção para a alta carga tributária brasileira e o mau uso desse dinheiro, que não se transforma em serviços de qualidade para a população.
O DLI marca, simbolicamente, a data em que o brasileiro deixa de trabalhar somente para pagar impostos. Em 2019, de janeiro a maio, os contribuintes já desembolsaram mais de R$ 1,04 trilhão.
A organização do DLI é dos grupos de CDL Jovem de todo o País. Em Joinville houve a venda de gasolina, pizzas e vários produtos de lojas do comércio de rua e de shopping sem a cobrança de impostos.
A coordenadora da CDL Jovem Joinville, Jéssica Reinert, comemora a repercussão das ações na cidade. “Houve uma grande visibilidade na imprensa, com espaços nas rádios, nas tevês e nas mídias digitais. Tivemos também a oportunidade de falar sobre o DLI na Câmara de Vereadores. Conseguimos engajar uma parte do comércio de rua, o que era nossa intenção há muito tempo. No posto que vendeu gasolina por R$ 2,405,00 o litro foi um sucesso, com filas se formando desde a madrugada. Na Pizza na Pedra também foi incrível. A gente viu que as pessoas querem ações que impactem no seu dia a dia”, destaca Jéssica.
Recado dado
Para o proprietário da Pizza na Pedra e vice-presidente da Câmara Setorial de Gastronomia da CDL Joinville, Guilherme Kulkamp, esta foi a melhor edição do DLI de que participou. “Muita repercussão da mídia tradicional e digital, interação com clientes e um volume de vendas muito positivo”, relatou. “O nosso recado foi dado e a população ouviu. Não somos contra a cobrança de impostos, mas exigimos uma melhor aplicação desses recursos. Que todo esse dinheiro arrecadado retorne em benefícios para o cidadão brasileiro”, defende Guilherme.
Jéssica Reinert concorda com o empresário. “Nossa reivindicação é para que haja um retorno melhor dos impostos para a sociedade em áreas como saúde, segurança e educação. Também buscamos uma simplificação do sistema tributário brasileiro”, afirma.
União para conseguir mudanças
A coordenadora da CDL Jovem entende que a conscientização é o primeiro passo para alcançar a transformação desejada. “Precisamos que a sociedade se conscientize e se mobilize para que, juntos, possamos cobrar dos nossos representantes políticos essas mudanças”.
Para isso, segundo Jéssica, o esforço não pode se resumir ao DLI, que está se consolidando como uma data de protesto anual e se fortalece a cada edição. “Temos de continuar com esse assunto {carga tributária x serviços melhores} em pauta e sempre promover discussões com a comunidade”.
Uma das ações será manter ativo o mascote Impostossauro nas redes sociais.
Ações realizadas em Joinville:
*Venda de 3 mil litros de gasolina comum com dedução de 43% da carga tributária. O litro custou R$ 2,405,00, com limite de 20,79 litros por veículo, o equivalente a R$ 50,00. A ação ocorreu no posto da Rede Dias localizado na rua Otto Pfuetzenreuter, 208, bairro Costa e Silva
*Venda de 200 pizzas grandes com dedução de 43% de impostos. Cada pizza custou R$ 34,00 (desconto de R$ 25,00). Limite de duas pizzas por CPF. A ação foi realizada no Restaurante Pizza na Pedra, localizado na rua Visconde de Taunay, 1.223 (Via Gastronômica).
*Venda de vestuário e calçados sem impostos em lojas do comércio de rua e do Shopping Mueller.
*Estande com exposição de produtos, com valores e respectivos impostos. A Ação ocorreu no Shopping Mueller.
*Sorteio de um vale-compras no valor de 200,00 válido para as lojas participantes da campanha. Ação foi realizada no Instagram da CDL Jovem Joinville
(Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL Joinville. Fotos: Alex Pompeu / CDL Joinville)