CDL Joinville perde seu ex-presidente e atual superintendente, Jorge Domingues

CDL Joinville perde seu ex-presidente e atual superintendente, Jorge Domingues

width=960

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville lamenta o falecimento do seu ex-presidente (gestão 1984/1985) e atual diretor-superintendente, Jorge Domingues, 68 anos, nesta quinta-feira (21/1/2021). Jorge também era o representante da entidade no Conselho Estadual do SPC da FCDL/SC. Ele estava internado no Centro Hospitalar da Unimed Joinville para fazer um tratamento de câncer no pâncreas e não resistiu às complicações de uma infecção. Deixa mulher e cinco filhos.

O velório ocorrerá no Crematório Catarinense de Joinville (R. Miguel Ângelo, 52 – Vila Nova) nesta sexta-feira, das 12h às 13h30. Devido à pandemia, será restrito aos familiares e amigos mais próximos.

A CDL expressa à família enlutada, aos amigos e companheiros lojistas os mais profundos sentimentos de pesar. “O Jorge, além de amigo, era um grande empreendedor e dominava a arte de conciliar. Por mais de quatro décadas contribuiu para o fortalecimento do comércio em Joinville e região. Vai fazer muita falta ao movimento lojista”, revela o presidente da CDL Joinville, José Manoel Ramos.

O movimento lojista perdeu um grande defensor, pois Jorge respirava CDL, como ele mesmo informou na revista publicada para marcar os 55 anos da entidade, em 2020 (confira abaixo).

width=1139

 

Uma vida dedicada ao comércio e ao associativismo

Jorge Domingues começou cedo no comércio, aos 13 anos, na então Organizações Koerich de Florianópolis. Aos 22 anos, foi promovido a gerente e se mudou para Joinville para cuidar da segunda filial da empresa fora da Capital.

Quando chegou aqui, a avenida Getúlio Vargas ainda era uma via de pouco movimento e de mão dupla. Jorge viu a cidade se transformar, e com ela o comércio. Já no ano de sua chegada, em 1975, o lojista e atual conselheiro da entidade, Manfredo Trauer, o convidou para participar do Clube de Diretores Lojistas. Jorge participou do movimento que criou o SPC dentro da entidade e esteve na organização que o fez funcionar.

Antes disso, ele organizou a Central de Cobrança da CDL, que serviu como base para a criação do SPC. Em 1984, o comerciante assumiu a presidência da CDL. É de sua época na presidência a discussão sobre o horário do comércio aos finais de semana. “Minha posição era defender a liberdade de abrir, mas não havia unidade do comércio sobre isso”, relembra.

A colaboração e a gestão de Jorge na CDL são marcadas pela preocupação com o crédito. Ele foi responsável pela campanha contra os cheques sem fundo, meio de pagamento muito utilizado na época, quando os cartões de crédito mal existiam.

Também é de seu mandato a criação do Departamento de Assistência ao Consumidor (Deacon), uma espécie de SAC que absorvia a reclamação de clientes e as encaminhava ao lojista em questão. Uma ação que anteciparia o Procon na resolução de problemas.

O “Acerte com o SPC” – campanha de descontos para regularização de débitos, da qual Joinville foi pioneira – e “Joinville é bom”, que tinha o objetivo de promover o comércio local e diminuir a evasão de clientes para Curitiba e Florianópolis, foram outros marcos dos anos 1984 e 1985.

Sempre atuante, Jorge recebeu o prêmio de Lojista do Ano em 1985, participou da formação do SPC/SC e fundou a CDL de Barra Velha em 1989.

 

Texto original: Albertina Camilo

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp