A CDL Joinville lamenta que somente 20% das lojas abriram as portas as 10 horas da manhã, como foi sugerido pela entidade para evitar excesso de passageiros nos ônibus nos horários de pico, que é das 6h às 8h e das 17h às 19h. Mesmo assim, a CDL Joinville vai continuar abrindo às 10h e solicita que quem já aderiu ao novo horário hoje, que continue enquanto durar a pandemia. “Lamentamos que um número tão baixo de lojistas aderiu. A nossa intenção é evitar um novo lockdown”, afirma o presidente da entidade, José Manoel Ramos.
Hoje, a expectativa é o anúncio do governo do Estado para medidas mais restritivas. Em Blumenau, o transporte coletivo ficará suspenso por duas semanas. Segundo ele, é melhor abrir as lojas com restrições do que fechar totalmente, como ocorreu em março. “Se os ônibus pararem de circular, o comércio será o grande prejudicado”, afirma.
A CDL Joinville lembra que todos os joinvilenses devem usar máscara ao sair de casa, higienizar as mãos com frequência e idosos devem respeitar as medidas restritivas. Para os estabelecimentos comerciais, a orientação é oferecer álcool em gel 70% na entrada, manter o local ventilado e manter distanciamento entre os clientes.
A mudança de horário tem o apoio da Prefeitura, do Conselho das Entidades e das empresas do transporte coletivo, para que, de forma consciente, todos cooperem e evitem novos fechamentos.