CDL Joinville apresenta seu olhar sobre a proposta de ressignificação do Centro do prefeito Adriano Silva

CDL Joinville apresenta seu olhar sobre a proposta de ressignificação do Centro do prefeito Adriano Silva

width=1620

Preocupada com a degradação da região central nos últimos anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville apresentou ao prefeito Adriano Silva a sua visão sobre a proposta de ressignificação do Centro, que foi tema da campanha do prefeito em 2020. “Nosso objetivo não é fazer projeto, mas identificar as necessidades e desenvolver parcerias com a iniciativa privada, órgãos públicos e a população”, revela o presidente da entidade, José Manoel Ramos. Antes de a reunião começar, o barítono Douglas Hahn cantou o Hino de Joinville, intitulado “Joinville, Cidade das Flores” e emocionou todos os presentes.

A proposta foi desenvolvida pelos membros voluntários da Câmara Multissetorial do Centro, que tem o advogado Álvaro Cauduro como coordenador. O grupo passou a se reunir no ano passado em busca do aprimoramento, da promoção, da requalificação e da ressignificação da área central de Joinville, desenvolvendo a aproximação entre os diversos segmentos – comércio lojista, segmento de serviços, proprietários de imóveis, agentes culturais e gestores de equipamentos públicos – visando estreitar, cada vez mais, a colaboração recíproca. “A intenção é criar um ambiente favorável aos negócios, ao comércio, cultura e lazer, além de incentivar investimentos e novos negócios no Centro de Joinville”, revela o coordenador Cauduro.

Ao final da apresentação, o prefeito Adriano Silva elogiou o trabalho desenvolvido e reafirmou o compromisso, ainda em época de eleição, em trocar ideias com a CDL Joinville para encontrar soluções para os problemas do Centro. “Estas ações vão ao encontro das ações que estamos desenvolvendo, como o mutirão do embelezamento e outras ações que visam buscar uma cidade melhor”, revelou o prefeito.

Além do prefeito Adriano Silva, do presidente da CDL Jose Manoel Ramos e do coordenador da Câmara Multissetorial Dr. Alvaro Cauduro, também estiveram presentes Fabiana Klix Fuchberger e Daniela Song, a vice-prefeita Rejane Gambin, o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Marcel Virmond Vieira, o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), Paulo Rogério Rigo, e o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

width=1620

 

Conheça as proposições da CDL para a ressignificação do Centro

As propostas para o resgate e ressignificação do Centro de Joinville poderão ser implantadas com um pequeno investimento, visto que a região já possui infraestrutura. Muitos dos investimentos poderão ser feitos por meio da aplicação de recursos já existentes ou com a implementação de parcerias.

Segundo a Câmara Multissetorial do Centro da CDL Joinville, as ações deverão transformar o centro em um ambiente permanentemente seguro, limpo, atrativo para negócios nos setores de comércio e serviços, agradável para morar, atrativo para o turismo e ideal para caminhar.

 

  1. DELIMITAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO-CULTURAL

Criar uma área atrativa ao turismo e convivência na região central.

width=626

 

  1. FISCALIZAÇÃO DE POSTURA

Fiscalizar, seguindo o Código de Postura do Município, calçadas, descarte correto do lixo, ambulantes, andarilhos, produtos expostos fora das lojas, poluição sonora, etc. Criação de um disque-denúncia com resposta ágil e efetiva.

 

  1. CABEAMENTO SUBTERRÂNEO

Executar o cabeamento subterrâneo já planejado e o proposto na região central.

width=718

 

  1. ILUMINAÇÃO

Iluminar, de forma diferenciada, o Centro da Cidade e os edifícios históricos. A iluminação é elemento de segurança e compõe o equipamento turístico.

 

  1. LARGO MUNICIPAL

Criar um largo diante da Prefeitura, integrando as praças Dario Salles e da Bandeira e criando novas praças onde hoje estão o Terminal Urbano, o Ginásio Abel Schulz e os imóveis atrás do ginásio. Implantar terminais de conexão nas avenidas próximas, nos moldes dos terminais de Curitiba, para ajudar na redução do custo operacional e no valor das passagens. Criar espaços de convivência e incentivar a gastronomia nesta região.

width=635

 

  1. ACESSIBILIDADE

Desenvolver um projeto unificado pela Sepud, em parceria com a Sama, para facilitar a execução e manutenção das calçadas.

 

  1. SEGURANÇA

Prover ação ativa da Guarda Municipal envolvendo as demais forças de segurança com presença constante. A segurança é fundamental para o bem-estar da população e dos negócios para coibir furtos, assaltos e vandalismo.

 

  1. PAVIMENTAÇÃO

Recuperar e manter o asfalto existente e ampliar a malha asfáltica.

 

  1. EMBELEZAMENTO

Resgatar a limpeza, pintura e ajardinamento da cidade. Em um lugar agradável é possível criar espaços de convivência e consumo, além de estimular o turismo.

 

  1. MOBILIÁRIO URBANO

Implantar lixeiras e contentores, floreiras, bicicletários seguros, paradas de ônibus modernas e climatizadas, redes de Wifi públicas e árvores ecológicas para prover energia.

 

  1. LEI DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Estimular a revitalização e ocupação dos prédios históricos. Ajustar a legislação para incentivar a comercialização, transferência do direito de construção e utilização por comércio e serviço.

 

  1. EVENTOS CULTURAIS

Estimular os eventos, independentemente do tamanho, pois fortalecem a economia.

 

  1. CIRCUITO HISTÓRICO–CULTURAL

Criar um circuito com ônibus circulares, interligando os pontos turísticos, históricos e culturais com os terminais. Locação de bicicletas e criação de ciclovias nas principais vias do Centro.

 

  1. CIRCUITO TURÍSTICO

Implantar ônibus circular e ciclovias interligando os diversos pontos de atração.

 

  1. CIRCUITO GASTRONÔMICO – COMERCIAL

Estimular a implantação de restaurantes, bares, cafés, lojas, etc.

width=718

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp