Na noite desta quarta-feira, 30 de setembro, a Câmara de Vereadores de Joinville realizou sessão especial para entregar os títulos de Cidadão Honorário de Joinville aos empresários Luiz Antônio Selbach e José Nauro Selbach, da Selbetti Gestão de Documentos S/A, que completou 40 anos em 2017. A homenagem foi proposta pelo vereador Fábio Dalonso, e a sessão foi presidida pela vereadora Ana Rita Hermes. Luiz Antônio e José Nauro nasceram em Bom Princípio, no Rio Grande do Sul.

A história empresarial de sucesso dos irmãos José Nauro e Luiz Antônio Selbach começou em 1977, quando os dois resolveram juntar o sobrenome da família e a marca de sucesso de uma máquina de escrever, a Olivetti, para criar o que é hoje uma das empresas de maior destaque no País: a Selbetti.
Inicialmente, as vendas se concentravam nas calculadoras, nos móveis de escritório e nas então indispensáveis máquinas de escrever. Mas as mudanças nunca assustaram a empresa, e a evolução tecnológica sempre foi vista como uma oportunidade de ampliar também os horizontes da Selbetti. O mix de produtos e serviços só cresceu.
Vieram o telex, as caixas registradoras, a máquina de escrever eletrônica, as impressoras, as copiadoras, os computadores… e a internet.
Nos anos 2000, a empresa decidiu atuar no ramo de prestação de serviços de impressão. Em 2005, implantou a área de desenvolvimento de softwares e passou a oferecer ferramentas para organização da cadeia de sistemas de impressão, gestão de documentos e automatização de processos de negócios.
Os 40 anos de atividades completaram-se em 1º de junho de 2017 com uma série de motivos para comemorar: 450 funcionários, mais de 2.300 clientes, a liderança no Sul do País e a entrada no ramo de gestão de documentos e software. Em 2018, deve alcançar faturamento de R$ 150 milhões. O software próprio é o carro-chefe da Selbetti.

“Buscamos sempre o diferencial na qualidade da prestação de serviços, somos a maior empresa de outsourcing de impressão do Sul do Brasil, e com atuação nacional”, destacou Luiz Selbach, diretor-presidente da empresa em entrevista ao “CDL em Ação” no ano passado.
A empresa mantém escritórios regionais em diversas cidades de Santa Catarina e trabalha com profissionais qualificados, atentos aos avanços da tecnologia, para que as soluções Selbetti se mantenham em sintonia com o mercado.
Em ritmo de expansão
Em 2014, a Selbetti deu início à expansão. Em abril daquele ano, incorporou a Distrivisa, de Belo Horizonte, marcando a primeira unidade fora do Sul do País. Em fevereiro de 2017, anunciou a aquisição da Absoluta, de Santa Cruz do Sul (RS), levando à geração de um acréscimo de R$ 6 milhões ao faturamento do grupo joinvilense. A Selbetti tem filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul e Curitiba.
(Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL de Joinville)