A implantação do novo sistema de estacionamento rotativo de Joinville cumpre mais uma etapa na próxima quinta-feira, 28 de junho, durante audiência pública, quando empresas interessadas e cidadãos em geral poderão conhecer a minuta do edital de licitação que irá indicar a empresa concessionária que vai operar o sistema.
A audiência será realizada na Câmara de Vereadores, das 18h30 às 21 horas, quando o Departamento de Trânsito (Detrans), vinculado à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, irá apresentar a minuta do edital, tirar dúvidas e acatar críticas ou sugestões que poderão ser incorporadas ao texto.
O processo de concessão foi iniciado em 2016 após aval do Tribunal de Contas do Estado. Depois da audiência pública, o próximo passo será o lançamento oficial do edital, no dia 19 de julho. Depois do prazo de 30 dias será conhecida a empresas vencedora que assinará um contrato de concessão do serviço previsto inicialmente para 20 anos.
Após a homologação da licitação, a concessionária terá 90 dias para o estacionamento rotativo ser ativado. Na fase inicial serão 2.100 vagas, com previsão de expansão para chegar a 3.200 vagas. Uma das novidades é a expansão do sistema para alguns bairros próximos ao centro, como Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein e América.
Um dos pontos de maior interesse será o valor a ser cobrado. O edital fixa o valor da hora em R$ 3,50, mas pode ser menor no processo de concorrência. Irá ganhar a empresa que oferecer o menor valor da tarifa.
O edital traz o detalhamento técnico do sistema para funcionar por meio de aplicativo eletrônico (telefone móvel, tablete), parquímetros e pontos de venda de crédito. Essa forma de controle permitirá ao usuário pagar o tempo exato que ocupar a vaga, minuto a minuto, com devolução dos créditos excedentes.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville