Está em vigor a norma que padroniza a etiquetagem de composição de calçados. A partir de agora, os mais de 900 milhões de pares produzidos no Brasil deverão conter uma etiqueta com informações como nome da marca, composição (materiais predominantes) e país de origem.
A norma, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é fruto de estudos realizados por meio do Comitê Brasileiro de Couro, Calçados e Artefatos de Couro (CB-11), com apoio do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Trata-se de um marco importante para o setor de couros e especialmente para o consumidor, como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello. “Ganha-se em transparência com a publicação da norma. Saber claramente, de forma objetiva e simples, se o calçado que está sendo adquirido é feito em couro ou em material sintético, é importante e esclarecedor na hora da compra”, afirma Bello.
O consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, destaca que a etiquetagem facilitará a fiscalização e diminuirá as chances de pirataria, promovendo a concorrência leal. Ele ressalta que a orientação é de que as empresas adotem a etiquetagem imediatamente, para evitar possíveis autuações do Procon, em vista do Código de Defesa do Consumidor.
(Por Jessica Fontoura Imprensa do Centro das indústrias de Curtume do Brasil – CICB)