17,3 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora, apontam CNDL/SPC Brasil

17,3 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal na última hora, apontam CNDL/SPC Brasil

Falta de planejamento, pressa e aglomeração podem trazer prejuízo financeiro para quem deixou para comprar os presentes de Natal na última hora. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a OfferWise, revela que 17,3 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 14% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

Para 47% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 27% disseram que estão esperando o pagamento da 2ª parcela do 13º salário e 15% alegam a falta de tempo.

Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar para comprar os presentes natalinos em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disto, certamente não encontrará a mesma quantidade de produtos se tivesse comprado com mais antecedência.

“A pressa é inimiga do planejamento financeiro. Na correria para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma.

 

Fonte: CNDL

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