O diretor-executivo do Departamento de Trânsito (Detrans), Glaucus Folster, participa como palestrante da próxima reunião plenária de associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville. Ele dará detalhes e tirará dúvidas dos participantes sobre o novo sistema de estacionamento rotativo de Joinville, que deve ser implantado ainda em 2018, depois de cinco anos suspenso. A plenária será realizada no dia 4 de julho, quarta-feira, ao meio-dia, na sede da CDL (rua Ministro Calógeras, 867, bairro Anita Garibaldi). A confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail comunicacao1@cdljoinville.com.br ou pelo telefone 3461-2535.
Audiência pública tira dúvidas sobre o novo sistema
O plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville ficou lotado na noite de quinta-feira, 28 de junho, para a audiência pública que discutiu detalhes do novo sistema de estacionamento rotativo de Joinville. Participaram representantes de entidades representativas e também moradores, que tiveram acesso às informações da minuta do edital de licitação que definirá a empresa concessionária que vai operar o sistema. As perguntas foram respondidas pelo diretor-executivo do Departamento de Trânsito (Detrans), Glaucus Folster. Segundo ele, as sugestões apresentadas pelos participantes poderão ser incorporadas ao sistema.
Representantes da CDL presentes no debate
Os participantes da audiência pública puderam tirar dúvidas sobre valores, as ruas abrangidas pela cobrança, as formas de cobrança e a distribuição dos recursos arrecadados pelo serviço, entre outros itens. A CDL de Joinville também esteve presente no debate. Participaram o presidente Frederico Cardoso dos Santos, os vice-presidentes José Manoel Ramos e Darlan Fermiano Cândido, o conselheiro Manfredo Trauer, o advogado Alvaro Cauduro e a assessora de comunicação Albertina Camilo.
Lançamento oficial do edital no dia 19 de julho
O processo de concessão foi iniciado em 2016 após aval do Tribunal de Contas do Estado. Depois da audiência pública realizada nesta quinta-feira, o próximo passo será o lançamento oficial do edital, no dia 19 de julho. Depois do prazo de 30 dias será conhecida a empresas vencedora que assinará um contrato de concessão do serviço previsto inicialmente para 20 anos. Após a homologação da licitação, a concessionária terá 90 dias para o Estacionamento Rotativo ser ativado. Na fase inicial serão 2.100 vagas, com previsão de expansão para chegar a 3.200 vagas. Uma das novidades é a expansão do sistema para alguns bairros próximos ao centro, como Anita Garibaldi, Atiradores, Bucarein e América.
Valor máximo da tarifa está fixado em R$ 3,50
Um dos itens da minuta do edital de grande interesse dos participantes da audiência pública foi o valor a ser cobrado por hora de estacionamento. O edital fixa R$ 3,50 como valor máximo – e pode ficar menor no processo de concorrência, explicou o diretor executivo do Detrans. Ganhará a licitação a empresa que oferecer o menor valor da tarifa. O sistema funcionará por meio de aplicativo eletrônico (telefone móvel, tablete), parquímetros e pontos de venda de crédito. Essa forma de controle permitirá o fracionamento da tarifa: o usuário pagará somente o tempo em que ocupar a vaga, o que permitirá maior rotatividade, acredita Glaucus.
Saiba mais:
((Por jornalista Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação da CDL de Joinville / Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville)