Governo do Estado formaliza convênio para cessão de três mil câmeras de monitoramento em Joinville e planeja uso de drones

Governo do Estado formaliza convênio para cessão de três mil câmeras de monitoramento em Joinville e planeja uso de drones

Nesta terça-feira, 19/6, às 16 horas, no 8º Batalhão da Polícia Militar, em Joinville, será assinado o convênio para a cessão de aproximadamente três mil câmeras de monitoramento para a cidade. Os equipamentos estão sendo doados por um empresário. Também participarão do ato os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Volnei Francisco Batista, e empresários do setor privado. Há quatro meses no cargo, Alceu de Oliveira também espera superar a meta inicial de seis câmeras de segurança do setor privado com imagens colocadas à disposição da secretaria até o final deste ano.

width=700
Três mil câmeras de monitoramento estão sendo doadas por um empresário de Joinville (Foto: Alex Pompeu)

Atualmente, a Secretaria da Segurança Pública conta com aproximadamente 2,7 mil câmeras do Projeto Bem-Te-Vi, espalhadas em mais de 115 municípios. Neste sistema, o governo do Estado já investiu R$ 16 milhões. A câmera utilizada para o projeto é do tipo SpeedDome, com campo de visão de 360º na horizontal e 90º na vertical. Tem também magnificação ótica de 20 vezes, contando com captação de imagem em alta resolução – também denominada movimentação panorâmica, inclinada e com zoom: PTZ – Pan, Tilt, Zoom.

Empresas interessadas em ceder imagens de suas câmeras de videomonitoramento à Secretaria da Segurança Pública poderão fazer download do edital de chamamento público, até dezembro deste ano, no Portal de Compras do Governo do Estado no seguinte endereço eletrônico: https://www.portaldecompras.sc.gov.br/?lstOrgaos=1601.

Drones

A Secretaria da Segurança Pública também pretende usar drones em suas ações para redução dos índices de violência. Montamos uma comissão com técnicos das secretarias da Segurança Pública e de Justiça e Cidadania para identificarmos os drones utilizados pela criminalidade e o emprego deste equipamento em ações das duas pastas, disse o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, nesta segunda-feira, 18 de junho.

 

Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação da ADR Joinville

 

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp