Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Frio e Dia dos Namorados animam lojistas de Joinville

Frio e Dia dos Namorados animam lojistas de Joinville

width=1556
Lojistas de Joinville esperam que número de consumidores aumente para as compras de presentes para o Dia dos Namorados (Foto: Alex Pompeu)

A chegada do frio e a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, estão animando os lojistas de Joinville. A torcida e a expectativa são de que os números ruins do ano passado e dos primeiros meses de 2018 fiquem finalmente para trás. As projeções de incremento nas vendas vão de 5% até mais de 20%, dependendo do setor.

O vice-presidente da CDL de Joinville e proprietário das lojas Victhoria Magazine, José Manoel Ramos, afirma que a intensificação do frio aumentou as expectativas positivas dos lojistas da cidade em relação à data.

“As lojas dos ramos de calçados e vestuário, principalmente, esperam um crescimento entre 15 e 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Como a data tem um apelo emocional muito forte, outros setores, como os de joias, perfumarias e cosméticos, também devem registrar incremento”, destaca.

width=451
Nas lojas Ravelli, previsão é de crescimento de 6% nas vendas para o Dia dos Namorados (Foto: Divulgação)

O empresário Raulino Esbiteskoski, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Joinville e Região (Sindilojas) e proprietário das lojas Ravelli, especializada em moda masculina, confirma que o frio deu uma aquecida no movimento e deve ajudar os lojistas na data. Segundo ele, especificamente nas lojas Ravelli, as vendas para o Dia dos Namorados devem crescer em torno de 6%, em contraponto com o ano anterior, “que foi muito ruim”.

width=642
Chegada do frio está sendo comemorada na Joyce Modas (Foto: Divulgação)

A lojista Julita Michels, dona da Joyce Modas, afirma que o movimento no primeiro semestre deste ano está aquém do esperado. Mas, em comparação com 2017, ela espera melhorar a performance para a data neste ano, com aumento de 5% na concretização das compras pelos clientes. “O frio ajuda a incrementar as vendas, não somente para o Dia dos Namorados”, comemora Julita.

Nas duas unidades das lojas Primavera, de Ivonir Meurer, a expectativa também é positiva. “Tenho previsão de crescimento de no mínimo 10%, porque já está frio e no ano passado nesta época ainda fazia calor, o que interferiu negativamente nas vendas”, analisa o empresário.

width=621
Na Tiani Modas, expectativa é de vender 25% a mais em relação a junho do ano passado (Crédito: Divulgação)

A empresária Dilva Regina Colzani, da Tiani Modas, afirma que o mês de junho começou melhor que o mesmo período do ano passado. Ela espera um movimento maior especialmente neste fim de semana, e até o Dia dos Namorados vender 25% a mais que em 2017.

Clima propício

Proprietário da GM Modas, Eduardo Sampaio Mafra diz que as vendas para o Dia dos Namorados ainda estão muito devagar, mas ele espera acréscimo nos próximos dias. O movimento aquém do esperado, segundo ele, se deve à crise, que parou o País. A chegada do frio, porém, renova o otimismo. “O clima está propício para alavancar as vendas, ainda mais que esta data se tornou a segunda melhor do ano”, afirma o empresário.

Na Joalheria e Ótica Pérola, o otimismo também é grande. O proprietário, Manfredo Trauer, afirma que os lojistas estão esperançosos neste mês, “pois o comércio precisa de datas comemorativas, como Natal, Páscoa, mães e namorados”, entende o empresário. No Dia das Mães, aliás, sua loja registrou crescimento de 28% nas vendas, em comparação com o ano passado. “Espero que para o Dia dos Namorados tenhamos o mesmo desempenho”, destaca.

Mesmo diante de tantas oscilações na economia e das mudanças na forma de convivência, o proprietário da Jordanni Joias, Osnildo de Souza, espera crescimento em torno de 10% na concretização de vendas para o Dia dos Namorados. “Hoje os clientes têm à sua disposição uma infinidade de opções, e diante do momento que estamos vivenciando eles ficam bem cautelosos, procuram gastar o mínimo possível. E já não se fazem mais namorados como outrora. O namoro, hoje, tem muito de virtual”, analisa.

Gasto médio de R$ 173,76

width=1037
Em Joinville, 95,7% dos consumidores presentem fazer pesquisa de preços (Foto: Alex Pompeu)

Roupas, perfumes, cosméticos e calçados devem ser os itens mais procurados na véspera do Dia dos Namorados em Santa Catarina. A data comemorada na próxima terça-feira, 12 de junho, costuma não só aquecer as vendas em diferentes segmentos do comércio, mas também movimentar restaurantes e bares, entre outros serviços.

Conforme a Pesquisa de Intenção de Compras realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, o gasto médio neste ano será de R$ 173,76, variação de -0,7% em relação ao ano passado. Os consumidores de Florianópolis devem desembolsar um pouco mais (R$ 200,06).

A melhora no orçamento familiar deve pesar positivamente na hora de escolher o presente: 42,8% consideram que a situação financeira está positiva, diante dos 21,1% que acreditam que piorou – o menor resultado desde 2014.

“Os empresários estão confiantes que a data reaquecerá as vendas, após a queda brusca no movimento e no faturamento das lojas com a paralisação dos caminhoneiros. Outro excelente indicador na data é a intenção de pagamento à vista (cerca de 60% das compras), que injetará dinheiro no comércio neste momento de recuperação”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Para garantir o melhor custo/benefício, sete a cada dez catarinenses pretendem fazer pesquisa de preços. Em Joinville, o índice chega a 95,7%. O principal destino dos consumidores deve ser o comércio de rua (69%).

Os dados foram apurados com 2.059 pessoas, entre os dias 14 e 19 de maio, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Compartilhe:
Facebook
Email
LinkedIn
WhatsApp