O mercado já abriu o período de contratações para atender às demandas com as vendas de final de ano e da temporada de verão 2018/2019. Para 35,5% dos empresários, a previsão é de ampliação do quadro de funcionários, conforme aponta a pesquisa Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2019, realizada pela Fecomércio SC com 406 empresas em sete cidades catarinenses (Joinville, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Lages e Chapecó).

A previsão é de que entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019 deve ser criada no comércio catarinense 2.000 vagas temporárias formais e mais 5.500 no setor de serviços. O número é próximo ao da temporada 2018, quando se observou a criação de 1.254 vagas no comércio e 5.303 nos serviço, segundo o Caged.
Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, este ano o cenário vem se desenhando mais estável e com cautela por parte dos consumidores e empresários, mas pondera que as contratações são importantes, ainda mais quando há a possibilidade de efetivação desse trabalhador temporário para todo o ano.
“Aumenta os níveis de emprego na economia, dá oportunidades para jovens adquirirem mais experiência no mercado de trabalho e também movimenta mais recursos na economia, por meio da maior circulação de dinheiro na economia”, ressalta o empresário.
A pesquisa apontou que 71,4% dos empresários irão contratar o mesmo número de trabalhadores temporários do passado. A média de funcionários também apresenta indicador estável: em 2017 foi de 2,95 por empresa e em 2018 a projeção é de 2,92, confirmando o cenário de estabilidade nas contratações.
ACESSE A PESQUISA COMPLETA AQUI
(Fonte: Fecomércio SC)